Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
A rinoplastia pode mudar desde o tamanho do nariz até o seu formato com alterações feitas na estrutura do nariz.
Em se tratando de simetria, funcionalidade e harmonização essa cirurgia oferece várias possibilidades de melhoramento.
No artigo de hoje preparamos um ranking das regiões do nariz que mais sofrem alteração durante uma rinoplastia.
De pequenas dimensões e de cartilagens frágeis, em praticamente todas as rinoplastias, a ponta nasal sofre alguma alteração e detém toda a atenção do cirurgião. Isso porque seu formato, projeção, largura, tamanho e angulação influenciam diretamente no formato do nariz.
Essa também é a região que fica responsável pela sustentação e fixação de um novo formato, e, com alterações feitas através de suturas e/ou enxertos na ponta nasal, é possível rotacionar, projetar ou melhorar a simetria de toda a estrutura.
O supratip e o infratip – regiões próximas à ponta nasal, acima e abaixo, respectivamente – também recebem total atenção durante a cirurgia.
Também chamadas de narinas, as asas nasais são o processo lateral do septo nasal.
É seu formato que determina se o nariz é fino ou largo.
Ao final de toda rinoplastia, o cirurgião avalia a necessidade de uma alteração nessa região, para que o novo formato nasal esteja de acordo e em simetria com a proporção facial, resultando em um nariz natural.
Quase sempre é necessário o manejo nessa parte do nariz, seja com ressecção ou pequenos enxertos.
Como a maior parte das queixas tem relação com a altura ou largura do dorso nasal, ele também está entre as estruturas mais manipuladas durante uma rinoplastia.
A depender da queixa principal, o cirurgião pode aumentar, realinhar ou diminuir essa estrutura, seja com osteotomias, seja com enxertos.
A columela é uma estreita faixa de tecido que separa uma narina da outra.
Ela também recebe atenção especial do cirurgião ao final de toda rinoplastia, ainda que não seja motivo de incômodo para o paciente.
É ideal que essa estrutura esteja alinhada com a base nasal, sem estar pendente ou oculta. Seu manejo permite que haja um equilíbrio entre ela e as asas nasais, visando a simetria das narinas.
O rádix é a região superior do nariz. Que fica entre as duas sobrancelhas.
Essa já é uma estrutura que recebe alteração quando há necessidade. Seja quando é muito alto ou quando é muito rebaixado.
Todas as estruturas nasais são passíveis de correção. É fundamental que uma avaliação minuciosa seja feita e que as alterações sejam realizadas visando um resultado natural, sem exageros.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2023 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados