Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia – Tipos de Nariz

 

 

O nariz é o ponto central do rosto e, além de chamar a atenção, é também um órgão do olfato e a principal via de passagem do fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões.

 

Quando se fala em aparência do nariz, é preciso lembrar que o Brasil é um país miscigenado, o que significa que nossas características corporais são uma somatória de diversas partes do mundo. Por isso, é possível encontrar brasileiros com os mais diversos tipos de nariz. Basicamente, as características levadas em consideração para a definição do formato do seu nariz são:

 

  • Se o nariz é longo ou curto;
  • Se tem giba nasal (“ossinho saltado”);
  • Se é alto ou baixo;
  • Como é a implantação da raiz do nariz com a testa;
  • Se é torto para algum dos lados;
  • Como é a ponta: bulbosa, “pinçada”, “box tip”, entre outras;
  • Ângulo da ponta nasal, se é empinado ou caído;
  • Largura das asas nasais.

 

 

Através dessas características é possível classificar esse órgão das seguintes formas:

 

CAUCASIANO

 

Normalmente são narizes de cartilagem firme e pele muito fina – o que ajuda muito na definição da ponta nasal, através da rinoplastia. Suas principais características são o formato alto e estreito, além de apresentarem, normalmente o dorso alto.

 

ASIÁTICO

 

Geralmente encontrado em pessoas com ascendência indígena ou asiática, ele apresenta narinas mais largas e dorso baixo, o que acaba dando a impressão de “nariz achatado”. Dessa forma, a rinoplastia, nesse caso, visa aumentar o dorso com o enxerto de cartilagem e corrigir o arredondamento da ponta, através do estreitamento da base nasal.

 

NEGROIDE

 

Pessoas negras ou que tenham descendência africana apresentam narizes com bases e narinas mais largas, ponta arredondada, dorso curto e baixo – os popularmente conhecidos como “nariz de batata”. Através da cirurgia, é possível deixar o nariz mais fino e projetado, através do enxerto de cartilagem, e ressecção nasal, respeitando as proporções do rosto e características étnicas do paciente, visando sempre um resultado natural.

 

ROMANO

 

A giba nasal – protuberância óssea localizada no dorso do nariz – está presente nesse formato, incomodando o paciente, principalmente quando ele é visto de perfil. Uma característica de quem tem descendência italiana, judia ou árabe, a queixa da giba pode ser corrigida com a retirada do excesso por meio de raspagem ou, até mesmo, da modelagem do osso.

 

ADUNCO

 

Semelhante ao romano, esse formato também se caracteriza pelo dorso alto, no entanto, há também uma questão a ser observada: a ponta caída, quando o paciente sorri. Esse tipo de nariz pode envelhecer o rosto, e para que isso seja corrigido, o procedimento é voltado para a correção da queda da ponta, com o rompimento do músculo depressor do septo.

 

 

Com tantos tipos de narizes, e desejos e insatisfações do paciente, o cirurgião e o candidato à rinoplastia devem ajustar expectativas e possibilidades, no momento do planejamento, levando em consideração não só o tipo de nariz, mas também características como: formato do rosto e suas proporções, levando em consideração o seu gênero; etnia; tipo de pele; questões funcionais.

 

Ainda em tempo, é sempre bom lembrar que o tipo ideal de nariz é aquele que cumpre com seu papel funcional e está em harmonia com as proporções do seu rosto e da forma mais natural possível.

 

E então? Você já sabe qual o formato do seu nariz?

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados