Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Septoplastia – o que preciso saber?

 

Se você tem sentido dificuldade para respirar ou percebe que somente um lado de seu nariz entope, pode ser um indício de desvio de septo. Mas o que caracteriza esse desvio? Ele ocorre quando a cartilagem que divide o nariz se locomove para um dos lados.

 

Para que você entenda melhor, o septo nasal é a parede vertical que separa o nariz em duas cavidades, que são chamadas de fossas nasais. Ela é formada por cartilagem na parte da frente e por osso na parte de trás, e é recoberta por uma camada de tecido, a mucosa.

 

O desvio do septo nasal está presente em grande parte da população, só que em diferentes graus. Nos casos que necessitam de tratamento, são realizadas intervenções cirúrgicas, que é o tema do artigo de hoje.

 

Fique atento aos seguintes tópicos, pois vamos esclarecer melhor os casos que necessitam de cirurgia, como ela é feita e quais os cuidados no pós-operatório.

 

QUANDO A CIRURGIA É NECESSÁRIA?

 

O grau de desvio é o primeiro fator a ser analisado, pois determina a necessidade ou não da intervenção cirúrgica. Outro fator importante diz respeito à idade do paciente. O procedimento é indicado após os 15 ou 16 anos, pois depende do desenvolvimento facial e da avaliação do médico responsável. Se o caso for mais grave, com um desvio septal severo, podem ser indicadas cirurgias abaixo desta idade.

 

Conheça algumas razões pelas quais é necessário fazer a cirurgia:

  • Obstrução nasal importante e severa (nariz entupido)
  • Infecção nos seios paranasais (sinusites)
  • Cefaleia (dores de cabeça)

COMO É FEITA A CIRURGIA

A anestesia aplicada pode ser geral ou local, dependendo da avaliação do cirurgião. O procedimento dura entre 60 e 90 minutos, aproximadamente, e o paciente normalmente é liberado no mesmo dia, ou no máximo um dia após a cirurgia.

 

Na maior parte dos casos, é feita uma incisão pequena na parte de dentro do nariz para deslocar a mucosa e recolocá-la sobre o septo centrado. Pode ser colocado um splint nasal (pequeno molde responsável por manter o septo e a mucosa no local certo), que deve ser retirado após 7 a 10 dias, dentro do consultório.

 

Em alguns casos, a cirurgia pode ser feita por meio da incisão da mucosa por vídeo endoscópico. Essa possibilidade também deve ser determinada pelo médico responsável.

 

Em certos casos de desvio de septo, a correção envolve a necessidade de uma reconstrução estrutural. A este procedimento, dá-se o nome de Rinosseptoplastia, o que exige a adoção de técnicas cirúrgicas diferenciadas.

PÓS OPERATÓRIO

 

Em alguns casos, pode haver um pequeno sangramento nos primeiros dias. Isso é bastante normal e não deve ser causa de preocupação. É importante, no entanto, que as lavagens nasais recomendadas pelo seu médico sejam feitas a contento, pois isso ajudará a evitar sequelas.

 

Evite alimentos muito quentes e banhos em alta temperatura, pois podem facilitar a ocorrência de sangramento.

 

Procure fazer atividades mais leves e respeite o repouso indicado para que não tenha complicações com o resultado da cirurgia.

 

Também é comum que o nariz fique obstruído, com leve inchaço e com a sensação de entupimento. Depois de um ou dois dias, essa sensação tende a diminuir.

 

Vale salientar que somente um médico especialista na área é capaz de diagnosticar e indicar a real necessidade do procedimento. Você já foi diagnosticado com desvio de septo e quer saber mais sobre a cirurgia? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato. Estamos à disposição.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados