Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Saúde da pele e Rinoplastia

 

A pele é um dos fatores que exercem maior influência no planejamento e no resultado de uma cirurgia de nariz.

Na consulta inicial, a espessura e a saúde da epiderme são avaliadas pelo cirurgião para definir a melhor técnica e se preparar para os desafios que podem ser enfrentados diante do tipo de pele que se apresenta.

Continue a leitura deste artigo e entenda como as características da pele podem influenciar no resultado de uma cirurgia de nariz.

 

ESPESSURA

 

Através de exame visual e palpatório, já na primeira consulta, a pele do paciente é classificada em grossa ou fina. É importante dizer que a espessura da pele não é um fator contraindicativo para a realização de uma rinoplastia. No entanto, ela determina quais serão os desafios enfrentados pelo cirurgião, na busca do resultado pretendido, já que:

 

As peles grossas geram um pouco mais de volume na ponta do nariz e escondem cartilagens mais fracas, fazendo com que, durante a rinoplastia, o cirurgião utilize mais enxertos cartilaginosos e se preocupe mais com o formato da ponta nasal.

 

As peles finas deixam aparente uma grande parte dos detalhes da estrutura nasal, exigindo do cirurgião uma maior precisão no momento de utilizar os enxertos e da definição do novo formato do nariz.

 

Não existe uma pele mais fácil ou mais difícil. Os dois extremos oferecem desafios para o cirurgião de rinoplastia que deve estar preparado para usar essa característica a favor de um resultado natural, satisfatório e duradouro.

 

SAÚDE DA PELE

 

Com o histórico clínico-dermatológico, o cirurgião pode ter acesso a informações acerca da oleosidade da pele e acnes, problemas comuns encontrados nos pacientes que buscam um procedimento para a melhora do formato nasal.

 

A acne não atrapalha os resultados da rinoplastia, mas está diretamente ligada ao fator oleosidade. O controle é necessário para evitar novas incidências durante as duas primeiras semanas de pós-operatório. Inclusive, alguns cirurgiões indicam limpeza de pele profunda 15 dias antes da cirurgia.

 

Casos agudos de acnes e oleosidade extrema tornam necessária uma visita e avaliação de um médico dermatologista e um tratamento antes e depois da rinoplastia. Isso porque a pele do nariz fica mais oleosa após o procedimento, por causa dos curativos na região. Portanto, encontrar meios de diminuir essa característica é o ideal.

 

A rinoplastia poderá ser realizada 30 dias após o fim do tratamento dermatológico, se esse incluir medicamentos como a isotretinoína, por exemplo.

 

CUIDADOS COM A PELE NO PÓS-OPERATÓRIO

 

Além de evitar exposição solar, o paciente também será orientado quanto à hidratação da pele da região operada, com o uso de hidratantes, algumas semanas após o procedimento, para evitar descamações.

 

O uso da isotretinoína pode ser prescrito pelo médico dermatologista também no pós-operatório para controle da oleosidade e da espessura da pele.

 

INTERFERÊNCIA NO RESULTADO

 

Oleosidade e acne não vão afetar o resultado da rinoplastia. No entanto, a espessura pode interferir, se o cirurgião não estiver preparado para vencer os desafios que peles finas ou peles grossas apresentam, durante a mudança do formato nasal.

 

Uma conversa franca com o cirurgião e a atenção às orientações passadas por ele para o tratamento pré e pós-operatório da pele são fundamentais para potencializar os resultados do procedimento.

 

 

Saiba como encontrar um bom cirurgião .

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados