Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Tudo sobre o Nariz Negroide

 

 

Com o objetivo de solucionar problemas funcionais e impulsionar a autoestima, melhorando a harmonia e o equilíbrio facial, a rinoplastia é uma das dez cirurgias mais realizadas no mundo. Se você acompanha nossas publicações, provavelmente já entendeu que as técnicas utilizadas na rinoplastia solucionam diversas queixas, e cada candidato tem suas particularidades e características, relacionadas, principalmente à sua etnia – que devem ser consideradas, no momento em que a cirurgia é planejada.

São três tipos de nariz encontrados na população brasileira, e dois deles já tratamos por aqui: Nariz Caucasiano, Nariz Asiático. Hoje debruçaremos sobre as principais características do Nariz Negroide e em como a rinoplastia é feita em pacientes com esse tipo de nariz.

 

COMO É O NARIZ NEGROIDE?

 

Geneticamente falando, não há diferença nos narizes da espécie humana.

No entanto, quando nos atentamos para as características ligadas às questões étnicas, é possível notar que os narizes do tipo negroide apresentam as seguintes características:

– Ponta pouco projetada e arredondada

– Pele espessa

– Cartilagens alares largas e rígidas

– Narinas horizontalizadas e mais abertas

– Base mais larga

– Dorso pouco projetado e mais curto

 

Geralmente não há questões funcionais diretamente ligadas a esse tipo de nariz. E, por esse motivo, na maioria das vezes, os candidatos buscam a rinoplastia para solucionar questões de proporcionalidade e equilíbrio facial.

 

 

NARIZ NEGROIDE E RINOPLASTIA

 

Como o principal objetivo da rinoplastia é solucionar as queixas trazidas, preservando sempre os traços naturais da face, o cirurgião enfrenta alguns desafios quando se trata de operar um nariz do tipo negroide.

 

Isso porque a cirurgia na pele negra (não só a rinoplastia), requer cuidados especiais. Por ser uma pele mais grossa, o manejo para definição e rotação de ponta deve ter uma atenção maior do profissional que opera um nariz com as características supracitadas.

 

Nesse sentido, o cirurgião atua com o objetivo de aumentar a harmonia facial, geralmente aplicando técnicas que proporcionem uma maior projeção, rotação e refinamento da ponta nasal, melhorando o aspecto de ponta caída, com a regulação do ângulo naso-labial, de acordo com os parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade nasal.

 

Vale salientar que cada paciente deve ser avaliado individualmente pelo médico. As expectativas e os desejos do candidato ao procedimento devem ser alinhados às possibilidades oferecidas pela rinoplastia e às análises do cirurgião. Este, por sua vez, deve sempre prezar pela naturalidade do resultado e pela preservação das características étnicas do paciente.

 

A ressecção das asas nasais também pode ser sugerida, com o objetivo de diminuir o espaço total que o nariz ocupa no rosto do paciente, bem como aumento do dorso, visando um nariz mais alongado e projetado. As cartilagens nasais são reforçadas durante a cirurgia, com o intuito de evitar ou tratar possíveis obstruções respiratórias.

 

A pele grossa, uma das características desse tipo de nariz, é considerada um desafio, já que em virtude dela, os resultados demoram mais a aparecer, posto que as definições da ponta nasal não ficam tão evidentes no primeiro momento. No entanto, o tratamento prévio com um dermatologista pode facilitar o processo e ajuda nos resultados finais da rinoplastia. Estudos apontam que o uso de isotretinoína em doses mais baixas do que as indicadas no tratamento para acne, pode auxiliar na melhora da espessura da pele.

 

Os demais desafios encontrados pelo cirurgião diante de um nariz do tipo negroide se resumem a solucionar as queixas do paciente, preservando seus traços naturais e suas características étnicas, e sempre respeitando a linha tênue entre o sutil e o exagerado, evitando a descaracterização das feições.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados