Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

A Rinoplastia deve ser feita por qual profissional?

 

 

No Brasil e no mundo, pessoas que se sentem desconfortáveis com o formato do nariz procuram auxílio médico para amenizar suas queixas. Isso faz com que a rinoplastia seja um dos dez procedimentos cirúrgicos mais realizado, atualmente.

 

Como qualquer outra cirurgia, a rinoplastia exige habilidade, competência e especialização. Mas qual é o profissional que está apto a realizar esse tipo de cirurgia?

 

Cirurgiões plásticos são os primeiros que vêm à mente, para responder essa questão. No entanto, o recomendado é que também possuam a especialização em rinologia – especialidade médica voltada para tratar questões funcionais ou estéticas das vias aéreas superiores – e também em cirurgias estéticas faciais.

 

Continue a leitura e entenda como se dá essa especialização e de que forma um otorrinolaringologista pode influenciar, beneficamente, na realização de uma rinoplastia.  

 

 

ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA

 

Voltada para o atendimento clínico e cirúrgico de doenças do ouvido, nariz e seios paranasais, laringe, faringe, pescoço e boca, a otorrinolaringologia é uma das opções de especialização que um médico tem a escolher, assim que ele se forma, depois de 6 anos de graduação.

A especialização (ou residência) tem duração mínima de 2 anos, sendo que, no caso da otorrinolaringologia, a duração é de 3 anos.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM RINOLOGIA

 

A rinologia é uma sub-especialização da otorrinolaringologia que é voltada para o tratamento clínico e cirúrgico – funcional e estético – das vias aéreas superiores. Essa especialização permite ao profissional conhecer e entender o manejo e os detalhes que envolvem a estrutura, fisiologia e patologias nasais e paranasais.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIAS ESTÉTICAS DA FACE

 

Um otorrinolaringologista que decide realizar a rinoplastia também deve entender as minúcias da face humana. Por esse motivo, torna-se importante a especialização em Medicina Estética da Face que, por sua vez, está voltada ao entendimento do equilíbrio e simetria facial, bem como suas alterações congênitas ou adquiridas.

 

DE QUE FORMA ISSO INTERFERE NA RINOPLASTIA?

 

A região do nariz é uma das mais delicadas e complexas da face. Isso implica uma minúcia ímpar, quando o assunto é a realização de um procedimento cirúrgico dessa porção facial.

Entender a estrutura nasal, do ponto de vista da funcionalidade, é fundamental para que o manejo voltado para a estética não prejudique, posteriormente, as funções nasais.

Quando um médico otorrino se especializa em rinologia e nas cirurgias estéticas faciais, ele está apto a realizar a rinoplastia, garantindo a segurança do paciente do ponto de vista funcional, buscando, também, a satisfação quanto ao resultado estético do procedimento.

 

Assim como existem cirurgiões plásticos que não operam a face, também existem otorrinos que não realizem procedimentos estéticos na estrutura nasal. Por esse motivo, é importante checar as especializações do cirurgião escolhido para a realização da rinoplastia.

Portanto, não hesite em fazer uma pesquisa antes de dar o passo final para sua cirurgia.

 

Saiba como encontrar um cirurgião, clicando aqui.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados