Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Como é a anestesia para a Rinoplastia?

 

 

O medo da anestesia é um dos mais comuns para qualquer procedimento cirúrgico. Não é raro ouvir em consultório que um dos maiores temores dos pacientes, que fazem com que a decisão se adie por muito tempo, seja a anestesia.

 

O artigo de hoje traz informações importantes sobre a anestesia utilizada na rinoplastia. Continue a leitura e saiba:

– Qual é a anestesia utilizada na rinoplastia,

– Quais os riscos envolvidos,

– Como é a recuperação da anestesia, no pós-operatório imediato.

 

QUAL É A ANESTESIA UTILIZADA NA RINOPLASTIA?

 

Por ser considerada mais segura e confortável, tanto para o paciente quanto para o cirurgião, a anestesia utilizada na maior parte das rinoplastias é a geral.

 

A paciente é sedada de maneira profunda, ficando inconsciente, durante o procedimento. Há perda de sensibilidade e dos reflexos corporais, evitando dor e desconfortos enquanto o nariz é manipulado pelo cirurgião.

 

É preciso dizer que a perda de consciência é induzida, monitorada e reversível e está diretamente ligada ao tipo e quantidade de fármaco utilizado na sedação, determinados pelo médico anestesiologista de acordo com peso, altura, condições de saúde e sensibilidade do paciente.

 

QUAIS SÃO OS RISCOS REAIS DO PROTOCOLO ANESTÉSICO?

 

As paradas cardiorrespiratórias e as sequelas neurológicas são os maiores temores dos pacientes que precisam se submeter à anestesia geral. Mas os riscos de complicação em virtude dessa anestesia, durante uma rinoplastia, giram em torno de 1 para 300.000. Um índice muito baixo, para pessoas saudáveis.

 

Se o pré-operatório for feito de maneira adequada, incluindo a honestidade do paciente quanto ao seu estado geral de saúde, alergias, medicamentos utilizados, uso de cigarro ou bebidas alcoólicas e a realização de todos os exames prescritos, não há o que temer.

 

Além disso, durante toda a cirurgia, o paciente é monitorado pelo anestesista, o que deixa o protocolo anestésico ainda mais seguro.

 

COMO É A RECUPERAÇÃO DA ANESTESIA NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO?

 

O paciente permanece anestesiado, durante todo o procedimento que, dependendo da complexidade, pode levar até 6 horas. É possível alongar esse período, mas desse momento pra frente, o risco de trombose pode aumentar.

 

Assim que a cirurgia acaba, o paciente fica em observação até retomar a consciência. É provável que relate:

– Sonolência

– Boca seca

– Rouquidão

– Leve confusão mental

– Enjôo

– Dor de garganta

– Vertigem

– Náuseas

– Vômitos

 

É importante ressaltar que esses efeitos são diferentes de paciente para paciente e que eles passam rapidamente, em torno de 15 a 20 minutos.

 

RESUMINDO:

 

A anestesia geral é considerada segura e voltada para aumentar o conforto do paciente. Quando o procedimento é realizado por uma equipe capacitada e experiente, as chances de complicação são diminuídas.

A taxa de mortalidade em virtude do protocolo anestésico é baixíssima e as complicações no pós-operatório também têm índices baixos.

Os efeitos colaterais, no pós-operatório, são brandos e passageiros e, até que o paciente esteja completamente recuperado, ele segue sob observação, internado.

Discuta com seu cirurgião como será a anestesia para a sua cirurgia e não deixe de tirar todas as dúvidas a respeito desse procedimento.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados