Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Avaliação Funcional antes da Rinoplastia – como ela é feita?

Para um procedimento seguro e um resultado satisfatório, a etapa da avaliação deve ser realizada sem pressa. Quanto mais minucioso for o primeiro exame e a análise da estrutura nasal como um todo, maiores são as chances de alcançar o nariz desejado, dentro das possibilidades, mantendo ou melhorando a funcionalidade nasal.

 

A avaliação funcional deve ser sempre o primeiro procedimento adotado pelo seu cirurgião.

Continue a leitura deste artigo e descubra:

– Por que essa é uma etapa fundamental em todos os casos, sem exceções?

– Como a avaliação funcional é feita?

 

PARA TODOS OS CASOS, SEM EXCEÇÕES

 

De nada adianta um nariz harmônico e bem desenhado, se a funcionalidade está comprometida.

É um erro ignorar a parte funcional na etapa de avaliação para uma rinoplastia. Isso porque a maneira como as estruturas nasais se relacionam impede que a intervenção seja realizada unicamente para uma finalidade estética.

 

O cirurgião deve conhecer a fundo a anatomia e as peculiaridades nasais, para melhorar o que já era uma queixa e, principalmente, para não prejudicar a função respiratória de um paciente.

 

Todos os pacientes, sem exceção, devem realizar as etapas da avaliação funcional, antes de serem submetidos à cirurgia.

 

COMO É FEITA A AVALIAÇÃO FUNCIONAL

 

A avaliação funcional tem 3 etapas indispensáveis:

 

Histórico clínico

 

Na mesma consulta em que as queixas estéticas são listadas para o cirurgião, o paciente também responde acerca da sua função nasal. O cirurgião precisará saber sobre o histórico de saúde geral do paciente e da família, incluindo perguntas sobre qualidade do sono, roncos, respiração pela boca, obstrução nasal, coriza e a presença de doenças respiratórias.

 

Exame físico

 

Enquanto o cirurgião analisa os parâmetros de medida e simetria nasais, ele também realiza um exame físico detalhado para cruzar com as informações passadas pelo paciente.

 

Há casos, no entanto, em que o paciente não apresenta queixas quanto à funcionalidade, mas alguns problemas estruturais sutis são encontrados durante a avaliação física e, posteriormente, diagnosticados de maneira assertiva, depois dos exames solicitados. O , pinçamento das válvulas nasais é um deles, avaliado durante a inspiração do paciente.

 

Exames de diagnóstico

 

 

Tomografia computadorizada dos seios da face e endoscopia nasal são exames solicitados pelo cirurgião para fechar diagnósticos de desvio de septo, hipertrofia dos cornetos nasais, sinusite crônica entre outros problemas funcionais relacionados à respiração.

 

 

O QUE MUDA NO PLANO CIRÚRGICO?

 

Com o diagnóstico fechado, o cirurgião tem as informações necessárias para estruturar um planejamento cirúrgico que aborde a correção da queixa do paciente e as intervenções necessárias para corrigir, melhorar ou manter a funcionalidade nasal como deve ser. Ter essas informações em mãos torna o procedimento mais seguro tanto para o paciente, quanto para o cirurgião.

 

Observe se o seu cirurgião segue essas etapas da avaliação funcional, ainda que você não se queixe de problemas respiratórios.

 

Saiba como encontrar um bom cirurgião clicando aqui.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados