Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Mitos e Verdades sobre a Rinoplastia

 

A rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e tem o objetivo de melhorar tanto as funções nasais como a aparência e o formato do nariz. Sabe-se que a prática é antiga e ocorre desde o século  VIII a.C. Antigos médicos indianos, por exemplo, realizavam implantes de pele e faziam a reconstrução nasal. Justamente por ser uma prática tão antiga, existem alguns mitos em relação ao procedimento que precisam ser esclarecidos.

 

Durante essa semana, perguntamos aos seguidores do perfil do instagram @dr.ricardoferri quais as afirmações duvidosas que eles já ouviram a respeito da rinoplastia e que deixaram aquela pulga atrás da orelha: será que isso realmente é verdade? Separamos as principais dúvidas enviadas para esclarecer aqui no artigo. Vamos lá?

 

 

VOCÊ PODE OBTER O NARIZ QUE DESEJA – MITO

 

Os resultados são limitados pela estrutura do nariz e pelas proporções da face. Cabe ao cirurgião gerenciar expectativa e realidade, para que os resultados sejam satisfatórios dentro das possibilidades e limites de cada corpo e suas características.

 

A RINOPLASTIA PODE CAUSAR PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS – MITO

 

Um dos objetivos da rinoplastia é fazer com que a função respiratória seja melhorada. Cirurgias malconduzidas podem ocasionar o colabamento da válvula externa e desvios septais que podem levar à dificuldade respiratória. Daí a necessidade de procurar bons profissionais, com experiência e habilidade na área.

 

A RINOPLASTIA É MUITO DOLOROSA – MITO

 

A dor é relativa e na maioria dos casos, pode ser tratada com analgésicos simples. A queixa real do pós-operatório é, na verdade, pelo desconforto causado pelo inchaço dos primeiros dias.

 

A PONTA DO NARIZ PERDE A SENSIBILIDADE APÓS O PROCEDIMENTO – VERDADE

 

Isso acontece mesmo, mas de forma temporária. Assim que os edemas vão sendo absorvidos, a sensibilidade volta ao normal.

 

 

RESULTADOS SÃO IMEDIATOS – MITO

 

Os resultados de qualquer cirurgia facial precisam de tempo para serem notados. Gira em torno de seis meses após o procedimento. Os edemas precisam ser absorvidos pelo corpo e isso leva mesmo um pouco mais de tempo.

 

A ANESTESIA PODE SER GERAL OU LOCAL – VERDADE

 

Geralmente, a anestesia mais utilizada é a geral. No entanto, o procedimento permite que apenas a região seja anestesiada e o paciente seja sedado, no momento da cirurgia.

 

 

É POSSÍVEL IDENTIFICAR QUEM JÁ FEZ UMA RINOPLASTIA – MITO

 

A não ser que a pessoa fale, são raros os casos em que é possível ver alguma cicatriz – por isso há a importância de visar sempre um resultado natural.

 

A PLÁSTICA NO NARIZ PODE SER FEITA MAIS DE UMA VEZ – VERDADE

 

Apesar de um segundo procedimento ter maior complexidade e exigir mais habilidade do cirurgião, a rinoplastia secundária pode ser realizada depois de 6 a 12 meses do procedimento anterior. O ideal é que seja realizada apenas uma vez.

 

 

 

O ideal para quem é um candidato a uma rinoplastia é sempre ter seus questionamentos respondidos por profissionais capacitados. Além, é claro, de ter em mente os reais motivos pelos quais se deseja fazer, as expectativas alinhadas com as possiblidades e um profissional capacitado que te dê segurança em todo o processo.

 

Você tem alguma outra dúvida que não tenha sido respondida nesse artigo? Entre em contato.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados