Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Pré-operatório na rinoplastia: o que você precisa saber?

 

Depois de muita pesquisa para escolher o cirurgião responsável pela sua rinoplastia, finalmente a data da cirurgia é marcada. É normal que as expectativas se voltem para o grande dia e, principalmente, para o resultado do procedimento. Mas é preciso que o paciente se preocupe também com o período pré-operatório. Ele é decisivo para que a cirurgia seja bem-sucedida e os efeitos sejam satisfatórios.

 

Nesse sentido, a primeira consulta é, sem dúvida, o momento mais importante de todo o processo. É quando acontece o primeiro contato entre médico e paciente, além de ser o momento decisivo em que o cirurgião afirma ou não a necessidade do procedimento.

 

Por isso, aproveite ao máximo para tirar todas as dúvidas sobre o procedimento. Conte as suas insatisfações e queixas a respeito da proporcionalidade do seu rosto e da respiração como um todo. Fique tranquilo se esquecer de alguma coisa: o cirurgião, certamente, fará as perguntas necessárias para que a cirurgia aconteça com tranquilidade e segurança para ambas as partes.

 

EXAMES

 

Na primeira consulta já é possível fazer a análise clínica minuciosa das estruturas internas e externas por meio de palpação e fotos. Os exames para análise de risco cirúrgico também são solicitados na primeira consulta e podem ser classificados da seguinte forma:

 

Necessários (aqueles de realização indiscutível)

Hemograma completo

Coagulograma:

Bioquímica básica: Glicose, Ureia, Creatinina, Sódio, Potássio, Beta-HCG para mulheres em idade fértil

Eletrocardiograma

 

Facultativos (aqueles que dependem da avaliação feita pelo médico)

Raio X do tórax

Tomografia dos seios nasais

Ecocardiograma

 

Saiba mais sobre as quatro etapas da avaliação funcional no período pré-operatório clicando aqui.

 

PLANEJAMENTO DA CIRURGIA

 

Com os exames em mãos, o paciente volta ao consultório para que a cirurgia seja planejada. Cabe ao cirurgião explicar, de forma clara, como se dará o procedimento, para que o candidato saiba exatamente o que será feito e como será feito.

 

Quanto às expectativas, é importante que elas sejam alinhadas, posto que não há garantia de resultado. Por isso a importância de seguir todas as instruções a respeito dos cuidados que o paciente deve tomar até o dia da cirurgia, bem como sobre o pós-operatório.

 

OUTRAS DICAS DO PRÉ-OPERATÓRIO

 

Não há um preparo específico para uma rinoplastia, no entanto, algumas práticas e condutas são sugeridas para auxiliar na melhora do resultado e no procedimento em si.

 

Evitar o cigarro por, no mínimo, 15 dias antes da cirurgia

Evitar remédios anticoagulantes

Evitar esportes de impacto na semana anterior à cirurgia.

Avisar a equipe médica em caso de necessidade do uso de alguma medicação não usual, ou em caso de infecções, febres e demais doenças

 

A grande verdade é que todas as etapas do processo operatório (pré, durante e pós) devem ser levadas a sério, tanto pelo cirurgião, quanto pelo paciente. O resultado não acontece sozinho e requer atenção, dedicação e cuidado de ambas as partes.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados