Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia Associada a outras Cirurgias Faciais

 

 

A rinoplastia está entre os dez procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil e no mundo. Seja por motivos ligados à funcionalidade ou à proporcionalidade e equilíbrio facial, a cirurgia passa a ser a opção de muitas pessoas que desejam sanar as queixas que carregam consigo ao longo de uma vida.

 

Como qualquer procedimento cirúrgico, a rinoplastia exige uma programação por parte do paciente que, por sua vez, deve considerar tempo de repouso para a recuperação no período pós-cirúrgico.

Existem pacientes que desejam aproveitar esse tempo para realizar mais de um procedimento ligado ou não à estrutura nasal.

 

Você sabe quais são as cirurgias que podem ser associadas à rinoplastia?

 

O artigo de hoje apresentará os procedimentos mais associados e os prós e contras dessa prática.

 

 

CIRURGIAS FUNCIONAIS

 

Na maioria dos casos, os candidatos buscam o cirurgião especializado em rinoplastia para melhorar queixas ligadas ao formato do nariz e, após uma avaliação minuciosa do profissional, acabam por descobrir que também precisam resolver questões funcionais ligadas à estrutura nasal.

 

Por isso, pode-se dizer que é grande a taxa dos pacientes que aproveitam a rinoplastia para realizar procedimentos como:

  • Septoplastia – essa associação é uma das mais frequentes em virtude de que o desvio de septo – corrigido nesse procedimento – interfere muito na aparência externa do nariz.
  • Turbinectomia – essa cirurgia funcional também pode ser realizada juntamente com a rinoplastia. Ao mesmo tempo em que a paciente corrige o que lhe desagrada em termos de formato, tamanho e largura do nariz, é possível realizar o procedimento que visa diminuir o tamanho dos cornetos nasais para a melhora de obstrução nasal.

DEMAIS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS

 

A parcela de pacientes que deseja aproveitar a realização da rinoplastia para se submeter a outros procedimentos é grande. Além das cirurgias funcionais associadas, há também a possibilidade de outras cirurgias faciais serem feitas, durante a rinoplastia, como por exemplo:

  • Mentoplastia – Cirurgia do mento (queixo), seja de aumento ou redução. Unir esses dois procedimentos, quando há necessidade, pode ser uma boa opção para uma harmonização facial mais completa.
  • Liftings facial e de papada – As questões estéticas ligadas ao rosto fazem com que procedimentos como esses também sejam procurados e associados à rinoplastia.

 

Há casos em que há o desejo de aproveitar a cirurgia de nariz para realizar procedimentos estéticos maiores como mamoplastia, lipoaspiração e abdominoplastia, por exemplo. Esse tipo de associação deve ser minuciosamente discutida entre os cirurgiões que deverão priorizar a saúde e a segurança do paciente.

 

O candidato a esses procedimentos deve ter em mente alguns pontos:

– As cirurgias não devem ter mais de 6 horas de duração.

– A posição do paciente, durante a cirurgia, deve ser compatível para os procedimentos a serem realizados.

– O sangramento intracirúrgico deve ser avaliado de forma isolada e conjunta, para garantir a segurança do paciente, durante a cirurgia.

– Os cuidados, durante a recuperação, também devem ser semelhantes. Por exemplo, após a rinoplastia, o paciente deve repousar com a cabeça elevada e evitar dormir de lado ou de bruços – o que inviabiliza a realização de uma gluteoplastia associada, já que no pós-operatório desse procedimento, o paciente deve guardar repouso de bruços.

 

É importante lembrar que é preciso haver um consenso entre os cirurgiões que realizarão os procedimentos. Por isso, o ideal é que todos os pontos sejam conversado durante a primeira consulta.

 

Saiba como encontrar um cirurgião, clicando aqui.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados