Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia e os retornos pós-operatórios

 

 

 

A Rinoplastia está entre os procedimentos mais realizados no mundo e entre os dez mais procurados. É uma cirurgia que, como qualquer outra, exige cuidados pós-operatórios.

 

Seguir as orientações passadas pelo cirurgião é uma das responsabilidades do paciente, para que a recuperação seja segura e tranquila.

 

Os pacientes que se submetem a uma rinoplastia devem ter em mente que precisarão guardar repouso relativo pelos primeiros dias após o procedimento, além de evitar movimentos bruscos e atividades com esforço demasiado, que possam levar a sangramentos e traumas na região manipulada.

 

Um questionamento que tem sido comum, tanto em consultório, quanto em nossas redes sociais, é sobre os retornos necessários no primeiro ano de pós-operatório da cirurgia de nariz.

 

O artigo de hoje, portanto, vai falar sobre a importância das visitas ao consultório do cirurgião durante o período de recuperação, até que o resultado final se mostre, ao final do processo.

 

PRIMEIRO RETORNO

 

O primeiro encontro depois da realização de uma cirurgia de nariz se dá entre 6 e 8 dias após a realização do procedimento.

Nessa primeira consulta, o curativo é removido e o grau de inchaço é analisado, assim como o aspecto cicatricial para afastar a presença de infecção.

Ou seja, é nesse momento que o cirurgião retira os pontos e os splints nasais – se foram colocados ao final da rinoplastia.

Os pacientes serão perguntados sobre dores e desconfortos, além do espaço para tirar dúvidas – se houver – sobre os próximos passos da recuperação.

 

SEGUNDO RETORNO

 

Se não houver intercorrências – o que de fato é raro de acontecer – e de acordo com a evolução da recuperação de cada paciente, o segundo retorno se dará com cerca de um mês após a rinoplastia.

Nesse encontro, a evolução da recuperação é minuciosamente avaliada pelo cirurgião que se atentará, principalmente, na observação da absorção do edema e a evolução do processo cicatricial.

É nessa consulta que o paciente será liberado para o retorno das atividades que ainda estavam suspensas em virtude da recuperação. O cirurgião fará fotos do paciente para verificar a evolução do resultado, através de um comparativo com as fotos pré-operatórias.

 

 

TERCEIRO RETORNO

 

Se no segundo encontro a evolução estiver seguindo um curso favorável, o paciente voltará ao consultório depois de entre quatro e seis meses da realização da rinoplastia, para avaliação da evolução do resultado e da cicatrização, a depender da evolução do paciente.

A consulta se resume ao exame físico, para verificar o processo de evolução da cicatriz e absorção do edema. Geralmente, nesse encontro já é possível perceber o resultado parcial, quando o paciente é visto de perfil.

Nessa ocasião, novas fotos são tiradas pelo cirurgião para continuar o acompanhamento da evolução.

 

A consulta seguinte ao terceiro encontro geralmente acontece 1 ano após a realização da rinoplastia. Sempre com o intuito de acompanhar o paciente, sua saúde e o resultado do procedimento.

 

É importante ressaltar que o pós-operatório é individualizado o que significa que os intervalos entre os encontros dependem, principalmente, da evolução de cada paciente. Isso porque cada paciente é único e demanda uma atenção especial. Se o cirurgião notar que existe uma necessidade maior de acompanhamento com mais consultas, estas deverão ser solicitadas.

 

Os pacientes que se submetem a esse tipo de procedimento precisam ter em mente que as visitas periódicas ao cirurgião responsável pela sua rinoplastia são de fundamental importância para obtenção do resultado pretendido.

 

Saiba como encontrar um cirurgião.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados