Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia e Pós Operatório: o que é preciso saber?

 

Os resultados de uma rinoplastia não dependem apenas de um bom cirurgião. Após o procedimento, é necessário seguir à risca as recomendações pós operatórias receitadas pelo seu médico, para que assim, você tenha sucesso no procedimento.

 

Independentemente do tipo de rinoplastia realizada, seja ela de aumento, diminuição, secundária, rinoseptoplastia, dentre outras, o pós operatório segue o mesmo caminho – o que pode diferenciar uma da outra, na verdade é apenas o tempo para que os edemas cedam. Se há uma redução muito importante do tamanho ou uma utilização maior de enxerto, por exemplo, o edema poderá ser um tanto mais persistente.

 

CUIDADOS GERAIS

 

Os cuidados iniciais na recuperação da rinoplastia incluem, além do repouso relativo de 7 dias, o uso de um splint nasal – uma espécie de tala que serve para imobilizar e acomodar melhor a nova estrutura. Além disso, o paciente precisará realizar lavagens diárias com soro a cada duas horas, para que os resíduos sejam retirados aos poucos das vias nasais.

 

Quanto às atividades físicas, é importante se resguardar por pelo menos quatro semanas. Mesmo aquelas que oferecem baixo impacto. É necessário evitar aumento da pressão sanguínea, para que não haja novos inchaços e sangramentos.

 

Para que não surjam manchas permanentes, a exposição ao sol só é permitida a partir do momento em que os hematomas desaparecem, mas a exposição plena ao sol, só depois de 60 dias.

 

O uso de óculos (tanto de grau quanto o de sol) exerce um peso constante sobre o nariz e isso pode acarretar novas deformações nos tecidos que ainda não estão totalmente cicatrizados. Por esse motivo, o uso desse acessório é permitido após seis semanas, no mínimo.

 

ALIMENTAÇÃO

 

Para prevenir sangramentos e maiores desconfortos, o ideal é que nos três primeiros dias, a paciente se alimente com comidas mais leves, frias e pastosas para não ter muito esforço na mastigação. É comum sentir gosto de sangue durante a alimentação, já que é extremamente natural que pequenos sangramentos internos aconteçam durante a recuperação.

 

MEDICAMENTOS

 

Como a rinoplastia não é um procedimento que apresente dores agudas no pós operatório, normalmente, os medicamentos receitados para esse período incluem analgésicos leves e antibióticos para evitar infecções. Quando há queixas de dores intensas, analgésicos mais fortes são receitados para que haja um maior conforto durante a recuperação.

 

POSSÍVEIS DESCONFORTOS E COMPLICAÇÕES

 

As obstruções, causadas pelo inchaço, são os desconfortos mais relatados na primeira fase do pós operatório e pode ser amenizado com a lavagem nasal e com a limpeza do splint.

 

A complicação mais frequente, apesar de incomum relatada em consultório é a hemorragia nasal, também chamada de epistaxe. Ela acontece devido à pressão alta ou algum esforço físico em excesso feito durante a recuperação. Ao sinal de dores constantes e agudas, febre, bem como de sangramentos e secreções excessivas, procure seu cirurgião. Esses podem ser sinais de infecções e seu médico saberá lidar da forma correta, com métodos específicos para impedir maiores complicações.

 

RESULTADOS X TEMPO

 

Os resultados de uma rinoplastia podem ser percebidos após um ou dois meses de cirurgia – depois do processo de absorção do inchaço.

 

Entre oito e dez semanas de cirurgia, já é possível notar a definição do perfil nasal. E é após um ano do procedimento que o novo nariz se define por completo.

 

É necessário lembrar que os resultados estéticos variam de paciente para paciente de acordo com o tipo de rinoplastia. No entanto, os funcionais apresentam melhoras ainda no período de recuperação a todos os pacientes.

 

Em geral, o pós operatório de uma rinoplastia é mais tranquilo do que qualquer outra cirurgia plástica e, se seguidas as orientações do cirurgião, a paciente passará por esse período sem maiores preocupações.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados