Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia em narizes étnicos

O maior desafio de um cirurgião de rinoplastia está em realizar as alterações necessárias para solucionar a queixa principal do paciente, mantendo suas particularidades e características, priorizando sempre a funcionalidade nasal.

 

Veja abaixo como é a rinoplastia para os principais tipos de nariz.

 

NARIZ ADUNCO E CAUCASIANO

 

Encontrado em pacientes que possuem descendência árabe, italiana ou judia, esse tipo de nariz segue a estrutura do próprio rosto do paciente – mais ovalado, compridos e estreitos.

 

As principais queixas dos pacientes que possuem o nariz desse tipo estão relacionadas ao tamanho, à queda da ponta e à giba nasal.

 

O foco da rinoplastia em pacientes com essas características está na redução da estrutura nasal, principalmente do dorso, com a retirada da giba através de osteotomias. A rotação da ponta nasal e o rompimento do músculo depressor do septo também são manejos corriqueiros nesse tipo de rinoplastia, para que a ponta do nariz não caia durante o sorriso.

 

Além da preocupação em manter os traços naturais do paciente, o cirurgião se depara com outras características específicas de narizes desse tipo como: cartilagens mais firmes e pele mais fina.

 

Em se tratando de uma rinoplastia primária, as cartilagens mais firmes são um ponto positivo, uma vez que o septo pode ser aproveitado para redesenhar o formato desejado.

 

Já a pele mais fina pode ser um desafio. O cirurgião precisará de uma maior precisão para, caso necessário, camuflar alguns aspectos ósseos e cartilaginosos da estrutura, levando em consideração que as peles mais finas deixam a estrutura interna mais aparente.

 

NARIZ NEGROIDE

 

Pouca projeção, ponta arredondada, base mais larga, dorso mais curto e rebaixado são as principais características dos narizes do tipo negroide.

 

Os pacientes buscam pela rinoplastia, principalmente, para afinar a estrutura nasal. O cirurgião, por sua vez, se depara com o desafio de realizar a alteração, sem que os traços étnicos e naturais sejam descaracterizados.

 

A rinoplastia nesses casos é de aumento. Para isso, o cirurgião lança mão de enxertos de costela para uma melhor estruturação do dorso e ponta do nariz e a ressecção das asas nasais também é realizada no procedimento.

 

O desafio está no limite para a redução da largura da base e da ponta nasal e na altura do dorso. É necessário respeitar as proporções do rosto, para que o resultado não fique artificial.

 

NARIZ ASIÁTICO

 

Uma das principais características desse tipo de nariz é a grande depressão do dorso nasal. Tanto é que, popularmente, são conhecidos como “nariz achatado” ou “nariz de tobogã”.

 

Os pacientes buscam a rinoplastia para melhorar o formato do nariz, mudando a altura do dorso e a projeção da ponta nasal.

 

A cirurgia de nariz que visa o aumento sempre precisará de cartilagens adicionais, com probabilidade grande de utilização da cartilagem de costela, para que o dorso fique bem firme e estruturado. A ponta nasal e suas asas também são corrigidas durante a cirurgia.

 

 

Em resumo, os narizes com características étnicas muito evidentes são sempre um desafio para o cirurgião que, por sua vez, precisará ter habilidade suficiente para realizar as alterações necessárias, sem prejudicar os traços naturais de cada paciente.

O paciente precisa estar ciente de que mudanças radicais podem não ser a melhor indicação, se o objetivo é um resultado natural. Para isso, o alinhamento entre expectativa e possibilidades é fundamental.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados