Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia Estética X Rinoplastia Funcional

 

É comum que a rinoplastia estética venha associada à funcional, isso porque normalmente a correção de uma tortuosidade ou levantamento de ponta – questões ligadas à função nasal – exerce influência direta na aparência do nariz.

 

Quando algo relacionado à funcionalidade nasal não vai bem, as queixas geralmente são: obstrução nasal ao se deitar, boca ressecada e garganta seca ao acordar, capacidade respiratória diminuída durante atividades físicas, rinites e sinusites recorrentes, sensação de que um lado do nariz não funciona, ronco ou respiração barulhenta.

 

Além dos sintomas, o diagnóstico é tido através de histórico, exame físico e pela tomografia dos seios nasais.

 

CAUSAS ANATÔMICAS PARA PREJUÍZOS FUNCIONAIS

 

O desvio de septo, estreitamento da válvula nasal e a hipertrofia dos cornetos nasais são as alterações internas mais comuns que sinalizam a necessidade de uma rinoplastia funcional.

 

Pontas caídas também dificultam a passagem do ar, assim como as pinçadas, que comumente são resultado de rinoplastias anteriores e não apenas uma questão anatômica natural.

 

É preciso salientar que nem toda alteração anatômica traz prejuízo funcional, no entanto, ainda assim, o cirurgião deve priorizar a observação à função nasal para que a correção de uma tortuosidade ou diminuição de corneto nasal, por exemplo, não causem problemas futuros à respiração do paciente.

 

RINOPLASTIA ESTRUTURADA

 

A cirurgia que tem por objetivo corrigir função nasal, a aparência externa e harmonia facial é chamada de rinoplastia estruturada e está entre os cinco procedimentos de cirurgias plásticas mais populares no país.

 

Ela busca consertar ligamentos, reestabelecer a função nasal, preservando ao máximo as características étnicas e anatômicas do paciente, entregando um resultado mais natural e duradouro.

 

O cirurgião e o candidato à cirurgia devem ter em mente que a premissa básica para uma rinoplastia de sucesso é sempre priorizar a funcionalidade do nariz. Afinal de contas não vale a pena ter o “nariz dos sonhos” e, posteriormente, ter dificuldade em respirar.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados