Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia natural com Isotretinoína? Cuidado!

Uma das últimas tendências no TikTok e motivos de busca no Google é a relação da isotretinoína – conhecida pelo nome comercial Roacutan – com o desejo de afinar o nariz.

No artigo de hoje, trazemos a opinião do Dr. Ricardo Ferri sobre o assunto e um alerta aos adolescentes e seus responsáveis sobre essa prática.

 

INDICAÇÕES DA ISOTRETINOÍNA

Derivada da vitamina A, a isotretinoína atua no organismo diminuindo a produção de sebo e a inflamação local, interferindo diretamente no processo de reconstrução de pele. É indicada com frequência pelos dermatologistas para o tratamento de acne, de diversos tipos e graus.

Atualmente o fármaco também vem sendo utilizado para alguns pacientes que desejam se submeter à rinoplastia, com a finalidade de tratamento da pele grossa, muito oleosa ou acneica e na diminuição do processo cicatricial intenso, reduzindo as possibilidades de fibrose excessiva na ponta do nariz.

Ambas as indicações são feitas de maneira individual, por médicos especializados em nariz ou pele. O paciente precisa ser acompanhado durante o uso do remédio, isso porque, como qualquer composto químico, além dos benefícios, seu uso também pode trazer efeitos colaterais.

EFEITOS COLATERAIS DA ISOTRETINOÍNA

De acordo com a própria bula do medicamento, os efeitos colaterais são dose-dependentes – o que significa que o ajuste da dose deve ser realizado, caso o paciente apresente qualquer uma das reações adversas que serão citadas a seguir:
– Ressecamento da pele
– Ressecamento das membranas mucosas, como: lábios, olhos e passagem nasal
– Desordens sanguíneas como anemia, diminuição na contagem plaquetária ou aumento das plaquetas – Irritação ocular, blefarite ou conjuntivite
– Problemas hepáticos
– Aumento de colesterol séricos, triglicérides
– Dores musculares
– Cefaleia (dor de cabeça)
– Desordens psiquiátricas ou do sistema nervoso central – depressão, por exemplo.
– Má-formação fetal com o uso durante a gravidez
Todas as reações são citadas na bula do medicamento, mas para alguns deles, como a depressão, por exemplo, não há relação comprovada com o seu uso.

ISOTRETINOÍNA AFINA O NARIZ?

Essa relação provavelmente surgiu diante do fato de que o nariz é uma das regiões do corpo com maior concentração de glândulas sebáceas e durante o tratamento, elas diminuem, causando a falsa impressão de que o nariz tenha afinado.

Portanto, é possível dizer que o uso desse medicamento, por si só, não altera a estrutura nasal. No entanto, se uma rinoplastia for associada ao bom uso da isotretinoína, em casos selecionados, o resultado é melhor.

 

ISOTRETINOÍNA NA RINOPLASTIA

Já existe um estudo muito bem feito por Roxana Cobo que traz a sugestão do uso da isotretinoína no pós-operatório de Rinoplastia em pacientes com pele grossa, acneica e oleosa que são mais predispostos a fibroses intensas. O intuito dessa prática é o de controlar adequadamente a produção das glândulas sebáceas na região do nariz, afinando a pele e favorecendo o resultado final.

As doses utilizadas nesses casos são ligeiramente mais baixas do que as indicadas para o tratamento de acne.

O estudo de Roxana Cobo avaliou somente pacientes com características específicas de pele, no entanto, temos visto que alguns cirurgiões têm utilizado essa sugestão para pacientes que não possuem pele grossa, já que a prática dessa associação tem mostrado resultados satisfatórios e surpreendentes, em casos bem selecionados.
É importante que cada caso seja avaliado individualmente com indicações precisas e o acompanhamento do paciente é fundamental.
A ressalva é de que é preciso que a prescrição da isotretinoína seja feita com responsabilidade por parte dos cirurgiões, até que novos estudos a respeito da relação entre o uso do medicamento e os resultados da rinoplastia sejam feitos.

CUIDADO!

Parcimônia, bom senso e responsabilidade são palavras de honra nesse momento.
Como você pode ter percebido, a isotretinoína é um medicamento e, como tal, precisa ser muito bem indicado e prescrito por um médico, com finalidade específica. As farmácias só podem fornecê-lo mediante apresentação da receita médica específica e regramento de registro médico.

O paciente que faz uso de isotretinoína precisa ser acompanhado mensalmente pelo médico, com avaliação frequente de exames de sangue e também da saúde mental.

Em se tratando da rinoplastia, discuta com o seu cirurgião se a isotretinoína pode colaborar com o resultado que você deseja.
Cuide-se sempre e em hipótese alguma, se automedique.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573
www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados