Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

5 Dicas para melhorar o inchaço após a rinoplastia

Uma coisa é certa: toda cirurgia causa trauma na região operada e todo trauma leva aos edemas.

Cada organismo responde de uma forma durante a recuperação de um procedimento cirúrgico, mas existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo, melhorando o tempo de absorção dos edemas pós-operatórios.

 

Confira todas as dicas que você poderá seguir para melhorar o inchaço pós-rinoplastia.

 

CICLO DO EDEMA APÓS A RINOPLASTIA

 

Os edemas após uma rinoplastia podem variar de paciente para paciente, mas ainda assim, se apresentam em um ciclo que pode ser dividido por:

 

INCHAÇO INTENSO – a primeira resposta do organismo ao procedimento cirúrgico. O nariz vai inchando gradualmente até o terceiro dia, e, a partir do quarto já começa a desinchar. Esse momento pode levar até dez dias, que, geralmente, é o momento em que o primeiro curativo é retirado.

 

INCHAÇO MODERADO – se apresenta entre o primeiro e o terceiro mês após a rinoplastia. A maior parte do edema já foi absorvida pelo organismo, o que permite notar os primeiros resultados de perfil.

 

INCHAÇO RESIDUAL – concentra-se mais na ponta nasal e pode durar até oito meses após a rinoplastia. É a parcela do edema que falta ser absorvida para que o resultado final se apresente.

Todo esse ciclo é acompanhado pelo cirurgião, que poderá dar algumas orientações para que esse processo seja o mais confortável possível para o paciente.

 

Listamos cinco deles abaixo, para auxiliar na recuperação da sua cirurgia, principalmente, durante o período em que os edemas se apresentam mais intensos e/ou moderados.

 

COMPRESSAS FRIAS

 

As compressas fazem mais efeito se utilizadas nos primeiros dias após a cirurgia. O ideal é que sejam feitas a cada hora, por 10 ou 15 minutos.

Mas, atenção!

– Não utilize o gelo diretamente na pele

– Evite compressas pesadas e muito duras

 

DRENAGEM LINFÁTICA FACIAL

 

Geralmente indicadas depois de quatro dias de cirurgia, as drenagens linfáticas faciais auxiliam na absorção dos edemas, diminuem o desconforto causado pelo inchaço e devem ser feitas por profissionais capacitados.

 

TAPING

 

Técnica que, atualmente, é realizada no pós-operatório imediato de rinoplastia.

As bandagens elásticas são afixadas em pontos estratégicos da face e, além de controlar e minimizar os edemas, também atuam na diminuição da dor e dos hematomas.

O paciente segue para casa com essas bandagens que são resistentes ao suor e à água.

Essa é uma das técnicas que tem mostrado grande eficácia no controle dos edemas.

 

POSIÇÃO DA CABEÇA E PARA DORMIR

 

Os edemas são, nada mais, nada menos, do que líquido acumulado na região operada. Portanto, evitar ficar com a cabeça baixa e optar por dormir de barriga pra cima, com a cabeça levemente elevada, auxiliará na absorção do edema.

 

EVITAR BANHOS QUENTES E CALOR EXCESSIVO

 

Assim como a água quente, o calor excessivo pode retardar o processo de recuperação da pele e, consequentemente, a absorção dos edemas causados pela cirurgia. Opte por banhos com água morna ou natural e evite a exposição solar.

 

O seu cirurgião deve ser informado, caso haja demora excessiva para a absorção dos edemas iniciais.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados