Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia X Edemas

 

 

Já se sabe que a Rinoplastia oferece técnicas para tratar tanto as pequenas imperfeições, quanto aquelas maiores e mais graves. E o nariz, além de ser um dos cartões de visita do rosto, é a área do corpo que leva mais tempo para desinchar e cicatrizar depois de uma intervenção cirúrgica.

 

Muitos pacientes chegam ao consultório com dúvidas a respeito dos edemas no pós-operatório da Rinoplastia. A resposta costuma ser mais ou menos a mesma:

 

“O inchaço pós-cirúrgico é inevitável e a reabsorção do edema no nariz é lenta, mas o tempo e os cuidados corretos farão com que esse período passe sem mais intercorrências.”

 

A expectativa do resultado está ligada à ansiedade e, em alguns casos, à frustração de alguns pacientes em não conseguir enxergar o “nariz dos sonhos” já nas primeiras semanas após a cirurgia. Por isso, é importante estar atento a alguns pontos sobre os edemas na rinoplastia.

 

 

DURAÇÃO E CICLO DO EDEMA NA RINOPLASTIA

 

A duração do inchaço está relacionado com a magnitude da cirurgia, ou seja, quanto mais retiradas de cartilagem, enxertos, mudanças radicais no formato, maior o inchaço da região.

 

É importante lembrar que além do trauma sofrido na cirurgia, cada corpo responde de uma forma nesse período cicatricial. Portanto, o tempo citado abaixo do ciclo do edema pós-operatório pode variar de paciente para paciente.

 

 

– Inchaço Intenso – duração de até quinze dias, sendo que nos três primeiros dias, o inchaço aumenta gradativamente, estaciona no quarto dia e a partir do quinto, vai diminuindo. Mesmo que a parte exterior visível aos outros pareça melhor do sétimo dia em diante, o nariz está passando por uma franca adaptação de formatos e cicatrização interna.

 

 

– Inchaço Moderado – entre o segundo e o terceiro mês após a cirurgia. Nessa fase a maior parte do edema é reabsorvida pelo organismo e se o paciente seguir os cuidados prescritos no pós-operatório, já será possível notar melhoras consideráveis no formato, principalmente no perfil. Em alguns casos, nesse período, o inchaço é mais percebido pelo cirurgião e pelo paciente.

 

 

– Inchaço Residual – até o 6º mês pós-cirúrgico, podendo se estender até a um ano após a rino. Como dito, depende muito das técnicas utilizadas e dos traumas sofridos no procedimento.

 

CUIDADOS COM OS EDEMAS

Há alguns fatores que podem ajudar na cicatrização dos tecidos, diminuição dos edemas e o desaparecimento das manchas roxas, comuns ao redor dos olhos após a rinoplastia.

 

  • Sessões de drenagem linfática facial
  • Repousar com a cabeça levemente erguida com o auxílio de um travesseiro mais alto
  • Dispensa das atividades físicas por pelo menos um mês
  • Aplicação de compressas geladas na área
  • Manter seu médico informado do progresso da cirurgia.
  • A alimentação pode ajudar – invista em alimentos ricos em fibras, com menos sódio e hidrate-se bem.

 

 

 

EDEMAS X RESULTADOS

 

Já dissemos que os resultados de uma Rinoplastia não acontecem de uma hora para a outra. Mesmo inchado, o nariz vai estar mais agradável e natural imediatamente após a cirurgia. Você vai poder ver isso assim que a tala de plástico seja removida (após uma semana).

 

Podem levar meses até que o inchaço na ponta do seu nariz ceda e o “resultado final” não será visto até que o inchaço se vá. Há casos em que a ponta do nariz chega a levar até um ano ou ano e meio para se acomodar. No entanto, o natural é que os edemas se estendam por 12 meses. Só assim o nariz alcança, de fato, o seu novo formato.

 

 

Lembre-se de que cada cirurgião tem uma conduta diferente frente a alguns aspectos da rinoplastia. Portanto, alinhar esse tipo de assunto e retirar todas as dúvidas com ele é mais do que necessário.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados