Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

O que é natural sentir depois de uma Rinoplastia?

 

 

Quem se submete a qualquer procedimento cirúrgico deve estar ciente do que esperar no pós-operatório. Com a rinoplastia isso não é diferente. Apesar de variar de paciente para paciente, algumas sensações podem ser percebidas nos dias que sucedem a cirurgia.

 

Se você acompanha o blog, já sabe como é o pós-operatório imediato da cirurgia de nariz, no entanto, existem algumas sensações passageiras que o paciente pode perceber, após a realização da cirurgia.

 

Recebemos através do perfil do Instagram, inúmeras interações acerca dessas sensações e, apesar de não serem uma regra do pós-operatório desse tipo de procedimento, podem ser percebidas pelos pacientes depois da cirurgia. Abaixo, listamos as mais comuns e buscamos explicar o porquê de cada uma delas para que assim, o paciente esteja ciente do que pode esperar.

 

 

DOR, EDEMAS E HEMATOMAS

 

O nariz é a parte do corpo que mais leva tempo para desinchar e cicatrizar depois de uma intervenção cirúrgica. É exatamente por ser uma região sensível que há relatos de quadro de dor leve, contornado com analgésico comum receitado pelo cirurgião.

 

Em virtude do trauma sofrido – natural do procedimento – a região do nariz geralmente fica inchada e podem haver hematomas. O uso de compressas pode ajudar a amenizar o edema, assim como as drenagens linfáticas faciais, repouso com a cabeça erguida e dispensa de atividades físicas.

 

Em relação aos edemas, é necessário que o paciente saiba que ele tem relação com a magnitude da cirurgia. Isso significa que quanto mais retiradas de cartilagem, mais enxertos e mudanças radicais no formato do nariz, maior o inchaço da região. Ainda assim, é também uma sensação passageira, com maior intensidade entre sete e dez dias após a cirurgia.

 

 

OBSTRUÇÃO NASAL

 

É justamente em virtude dos edemas que a obstrução nasal pode ser percebida pelo paciente que acaba de se submeter a uma rinoplastia.

 

O inchaço na parte interna do nariz pode causar a sensação de congestionamento que é facilmente contornado com a ajuda dos splints nasais, colocados ainda no centro cirúrgico. Essa sensação vai passando à medida em que o edema vai sendo absorvido pelo organismo.

 

 

DORMÊNCIA E PRESSÃO NA FACE           

 

Os casos de pressão na face também estão relacionados com os edemas e não costumam demorar a passar.

 

A pressão facial acontece entre o segundo e o quarto dia – os dias de maior grau do inchaço, pós-cirúrgico. Normalmente não é algo que incomode tanto.

 

A dormência, por sua vez não é comum, no entanto é, por vezes relatado pelos pacientes na região dos dentes incisivos e na ponta do nariz. Assim como a pressão, ela é mais sentida no início e ai melhorando com o passar do tempo.

 

 

MAU CHEIRO

 

É comum que haja queixa de mau cheiro nas primeiras quatro semanas do pós-opertório. Isso acontece por causa do acúmulo de muco nasal, uma vez que o nariz não está exercendo por completo a sua função.  A boa higienização do local, feita de acordo com a prescrição do cirurgião, pode evitar que isso aconteça.

 

ALTERAÇÕES NO OLFATO

 

A diminuição do olfato é também uma das sensações comuns observadas pelos pacientes que se submeteram à cirurgia nos primeiros dias após a cirurgia. Em virtude do inchaço das estruturas internas do nariz, a passagem e circulação do ar ficam comprometidas, bem como a captação do cheiro das coisas.

 

À medida em que o edema é absorvido, é natural que essa sensação seja amenizada.

 

SORRISO TRAVADO

 

A maior parte dos pacientes que passa pela rinoplastia relata essa sensação. A intensa ligação existente na região nasolabial em pacientes que apresentam projeção ou retração da maxila (região da arcada dentária superior) faz com que esse quadro seja percebido de forma mais intensa. No entanto, ele também é transitório e pode ser amenizado com massagens e compressas.

 

É importante ressaltar que esses quadros variam de paciente para paciente e, ainda que não gerem preocupação, devem ser relatados ao cirurgião responsável por sua rinoplastia.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados