Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Ajustes ou rinoplastia secundária – do que você vai precisar?

Não é sempre que uma rinoplastia secundária é necessária para realizar a alteração de um nariz já operado. Em alguns casos, os ajustes com ácido hialurônico são indicados para resolver a queixa do paciente.

 

Continue a leitura do artigo e entenda quando os ajustes são necessários e quando somente uma nova intervenção cirúrgica é a melhor solução.

 

O QUE SÃO AJUSTES?

 

Também chamados de pequenos retoques são indicados para narizes que ficaram bem corrigidos, mas que ainda podem passar por alterações para que o resultado fique ainda melhor.

 

São pequenas cirurgias que não exigem muitas intervenções para que a mudança seja realizada.

 

Geralmente, as queixas dos pacientes estão relacionadas às questões ligadas a cicatrização da rinoplastia anterior, podendo envolver:

– Leves assimetrias de asas nasais

– Queda sutil de columela ao sorrir

– Refinamento sutil de ponta nasal

 

É importante que fique claro para o paciente que é melhor que o cirurgião faça a rinoplastia primária preservando ao máximo as estruturas, sem exagero nas alterações, do que o contrário, ressecando demais as estruturas, por exemplo.

 

Em momento algum a indicação de ajustes deve ser entendida como erro da cirurgia anterior. São apenas retoques para maximizar os resultados obtidos.

 

RINO SECUNDÁRIA

 

Já a rinoplastia secundária demanda mais intervenções para a correção das queixas trazidas pelo paciente.

 

Geralmente, a indicação para uma rinoplastia secundária vem da realização de mudanças agressivas em um primeiro procedimento – com ou sem prejuízo funcional.

 

Trata-se de uma nova cirurgia, com os mesmos cuidados com o pré e com o pós-operatório e exige uma atenção redobrada do cirurgião par a alteração necessária.

 

É comum que uma segunda cirurgia no nariz precise, por exemplo, de enxertos à distância para melhorar a estrutura, posicionamento e sustentação da estrutura nasal.

 

Infelizmente, não é raro que as rinoplastias secundárias sejam indicadas para corrigir falhas técnicas do procedimento anterior. Por esse motivo, o que mais frequentemente acontece é a cirurgia ser realizada por um novo profissional.

 

QUANDO PODEM SER REALIZADOS?

 

Para a realização de ambos procedimentos, é necessário que o nariz tenha chegado ou esteja bem próximo do resultado final obtido com a cirurgia anterior. Ou seja: o prazo mínimo para que um ajuste ou uma rinoplastia secundária sejam realizados é de oito meses da primeira rinoplastia.

 

AJUSTES E RINOPLASTIAS SECUNDÁRIAS PODEM SER EVITADOS?

 

O alinhamento entre expectativas e reais possibilidades apresentadas pelas técnicas da rinoplastia, desde o primeiro encontro com o cirurgião, pode evitar que os retoques e as rinoplastias secundárias sejam necessários.

É sempre importante lembrar que mudanças exageradas podem levar à descaracterização dos traços faciais naturais, resultados artificiais e prejuízo funcional – três das principais queixas trazidas pelos pacientes que desejam fazer uma nova alteração no nariz.

Confiar na experiência e nas indicações do cirurgião escolhido é fundamental para o sucesso de qualquer cirurgia ou retoque na estrutura nasal.

 

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados