Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Como a Rinoplastia é planejada?

Você deseja fazer uma cirurgia de nariz? Descubra nesse artigo como é feito o planejamento da rinoplastia e acabe com os medos e as dúvidas sobre o procedimento.

 

O primeiro passo realizado pelo cirurgião é uma avaliação minuciosa da estrutura nasal, ainda no consultório, ouvindo suas queixas, analisando fisicamente o nariz e avaliando as fotos da paciente de frente e de perfil.

 

Depois disso, o cirurgião vai traçar um planejamento específico para que as alterações necessárias sejam feitas.

 

Continue a leitura deste artigo e descubra:

– Como a Rinoplastia é planejada

– O que é decidido antes da cirurgia

– O que é decidido no momento da cirurgia

 

COMO UMA RINOPLASTIA É PLANEJADA?

 

Durante a primeira consulta, o paciente é escutado pelo cirurgião que toma nota de todas as queixas relatadas.

Com essa anamnese em mãos, o cirurgião parte para a avaliação física, traçando um parâmetro entre as insatisfações do paciente e a real condição da estrutura nasal.

O passo que antecede o planejamento são as fotos do rosto em ângulos que permitam uma avaliação minuciosa dos parâmetros de medida e simetria facial, bem como simulações das alterações indicadas em programas de computador.

 

Nesse momento, o paciente consegue visualizar as possibilidades que a rinoplastia pode oferecer, diante da avaliação realizada. A partir dessa previsibilidade de resultado, o cirurgião pode traçar um planejamento prévio para a rinoplastia.

 

Alguns aspectos podem ser definidos antes do procedimento. Outros precisam ser decididos durante a cirurgia, mas o paciente deve ter a ciência dos manejos que podem ser necessários e, sobretudo, autorizá-los.

 

 

O QUE É DECIDIDO ANTES DA CIRURGIA?

 

Alguns aspectos da cirurgia podem ser definidos antes do procedimento, como por exemplo:

 

TIPO DA RINOPLASTIA

É possível definir, ainda na primeira consulta, se a cirurgia será de redução ou aumento. Se haverá a necessidade de retirar pequenos segmentos das asas nasais ou, ainda, a giba nasal – uma protuberância óssea no dorso nasal.

 

USO DE ENXERTOS

Dependendo do histórico do paciente, se houve ou não um procedimento anterior, é possível prever a necessidade de uso de enxertos para corrigir as queixas relatadas.

 

OSTEOTOMIAS

Com a avaliação é possível identificar a necessidade de fraturas controladas na estrutura nasal, para atingir o resultado pretendido.

 

RETIRADA DE ÁCIDO HIALURÔNICO

No caso de rinomodelação anterior ao procedimento e se ainda houver resquícios do material utilizado na estrutura nasal, antes da cirurgia já fica decidido que o material será retirado.

 

 

O QUE É DECIDIDO DURANTE A RINOPLASTIA?

 

O cirurgião precisa estar pronto para tomar decisões intracirúrgicas, visando sempre um resultado natural e a preservação da funcionalidade nasal.

Na maior parte das vezes, essas decisões estão ligadas ao uso de enxertos.

 

Se, por ventura, a cartilagem do septo nasal não se mostrar suficiente ou eficiente para a alteração necessária, o cirurgião precisará recorrer aos enxertos à distância, utilizando um fragmento da cartilagem de costela, para realizar a mudança prevista no planejamento. É fundamental que o paciente esteja ciente dessa possibilidade.

O mesmo acontece com enxertos de pele, quando necessário.

 

É fundamental que haja uma relação de confiança entre médico e paciente para que a cirurgia atinja um resultado satisfatório e seguro para o paciente, independentemente se as decisões foram tomadas antes ou durante o procedimento.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados