Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia além da estética: a importância da funcionalidade nasal

 

As técnicas da Rinoplastia são bastante procuradas para modificar o formato nasal, visando um rosto mais harmônico e equilibrado, mas também corrigem e melhoram problemas de respiração.

 

Continue a leitura desse artigo e veja como a rinoplastia consegue resolver queixas e aspectos do nariz que vão muito além da estética.

 

INDICAÇÕES ESTÉTICAS E FUNCIONAIS

 

A palavra Rinoplastia vem de rhinos, que em grego significa nariz, e plastos, que significa modelar. Ou seja, quando falamos de Rinoplastia, as técnicas envolvidas têm finalidade de remodelar ossos e cartilagens para suavizar as formas do nariz. Mas isso não quer dizer que, no mesmo procedimento, questões funcionais, diretamente ligadas à qualidade respiratória, não possam ser melhoradas.

 

Geralmente, na primeira consulta com o cirurgião, o paciente relata suas queixas em relação às estruturas nasais. A maior parte deles deseja alterar largura, altura do dorso e caimento da ponta nasal.

 

Durante essa avaliação inicial, as questões funcionais também são analisadas e, através dos exames solicitados pelo cirurgião, problemas como desvio de septoobstruções nasaisassimetrias internas e hipertrofia dos cornetos podem ser constatados.

A boa notícia é que eles podem ser corrigidos durante o procedimento, fazendo com que, além do ganho de equilíbrio e da harmonia facial, haja também uma melhora significativa da respiração do paciente.

 

MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA

 

Respirar bem é prioridade sempre.

 

A correção dos desvios de septo e da hipertrofia dos cornetos nasais alivia a obstrução nasal e faz com que o paciente volte a respirar normalmente pelo nariz.

 

Isso influencia diretamente na qualidade do sono do paciente que sofre com nariz entupido. Tendo esse aspecto corrigido, os pacientes relatam uma melhora significativa nas noites de sono e, consequentemente, na qualidade de vida.

 

Para isso, a avaliação inicial deve ser minuciosa e se atentar às questões funcionais e às possibilidades de correção ou de prevenção da estrutura, para que a qualidade respiratória não seja comprometida, depois da cirurgia.

 

 

CORREÇÃO DE TRAUMAS E MÁS FORMAÇÕES

 

Quedas, acidentes e esportes de alto contato podem levar a fraturas na região nasal que podem ser revertidas com rinoplastia. O ideal é que o cirurgião seja contatado logo após o incidente para avaliar a região e definir o momento correto da intervenção cirúrgica, que pode ser imediato ou após a cicatrização. Cada caso é um caso.

Más formações como as que são encontradas em pacientes com fissura palatina também podem ser corrigidas durante uma cirurgia de nariz, com resultados positivos nos aspectos estéticos e funcionais, principalmente.

 

AUTOESTIMA

 

Uma autoestima elevada pode estar ligada a uma melhora estética, mas as consequências de estar bem consigo mesmo reverberam em muitos aspectos como, por exemplo, nas relações pessoais e profissionais. Uma pessoa segura com sua imagem tem mais disposição e determinação para alcançar seus objetivos.

 

O importante é encontrar um cirurgião que seja capacitado, tenha experiência e domine as alterações no nariz como um todo. A escolha do cirurgião é fundamental. Bons cirurgiões são capazes de melhorar estética e funcionalidade. Por outro lado, cirurgiões com pouca qualificação podem, até mesmo, comprometer a harmonia e a qualidade da respiração.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados