Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Decisões intra-cirúrgicas na Rinoplastia

 

 

 

Cirurgias com finalidades estéticas ou funcionais, eletivas ou emergenciais são realizadas a todo instante, em todas as partes do mundo. Esses procedimentos, obviamente, devem estar sob responsabilidade de profissionais capacitados e especializados, de acordo com a demanda existente.

 

Aptidão, precisão e capacidade de tomar decisões em tempo hábil para garantir a saúde do paciente e o resultado pretendido são características que um cirurgião deve ter, seja qual for a sua especialidade.

 

Durante a cirurgia de nariz, algumas decisões também precisam ser tomadas. E é sobre esse assunto que vamos discorrer abaixo, neste artigo.

 

O QUE SÃO DECISÕES INTRA-CIRÚRGICAS?

 

Como o próprio nome já diz, as decisões intra-cirúrgicas são aquelas decisões tomadas pelo cirurgião durante a realização do procedimento, podendo advir de intercorrências ou por entendimento de um melhor curso para a cirurgia, visando o resultado pretendido.

 

 

A EXPERIÊNCIA DO CIRURGIÃO É DETERMINANTE

 

Um cirurgião experiente, ainda na consulta de avaliação e durante o planejamento cirúrgico, consegue prever as opções cabíveis para a realização do procedimento, de acordo com a queixa principal do paciente, diminuindo substancialmente a necessidade de decisões intra-cirúrgicas a serem tomadas.

 

Em se tratando da rinoplastia, essa previsibilidade é possível através dos exames realizados, da simulação feita e, claro, da bagagem do cirurgião que deverá esclarecer ao paciente todas as alternativas existentes e o que precisará ser decidido durante o procedimento no que diz respeito à rotação e elevação da ponta nasal, quais enxertos serão necessários, por exemplo.

 

 

DECISÕES INTRA-CIRÚRGICAS NA RINOPLASTIA

 

A principal decisão intra-cirúrgica tomada, durante uma rinoplastia é acerca da quantidade de enxerto e da localização da retirada do mesmo – se do próprio nariz, da orelha ou da costela do paciente.

 

Geralmente, essas decisões precisam ser tomadas em rinoplastias secundárias, já que o nariz operado “esconde” algumas armadilhas, em virtude da própria cicatrização da estrutura nasal. Nesses casos, essas decisões podem envolver não só a quantidade e localização dos enxertos a serem utilizados, mas também a necessidade de alguma osteotomia ou ressecção.

 

Já nas rinoplastias primárias, essa situação é pouco frequente em virtude da previsibilidade estudada pelo cirurgião, em consulta. No entanto, em alguns casos raros, é possível que o cirurgião tenha de decidir pela utilização de algum enxerto que não estava previsto, para uma melhor sustentação da nova estrutura nasal.

 

 

O PACIENTE DEVE ESTAR DE ACORDO

 

Como dito anteriormente, a experiência do cirurgião o permite, ainda na consulta de avaliação e durante o planejamento cirúrgico (com os exames e simulação em mãos), prever as possíveis decisões a serem tomadas durante a cirurgia. Portanto, cabe a ele explicar ao paciente todo o processo e incluir na ficha as possibilidades existentes, com sua anuência.

 

Absolutamente todo o processo deve ser discutido em consulta e o paciente precisará estar ciente de que o médico escolhido não medirá esforços para realizar os manejos necessários, visando o resultado pretendido.

 

 

O profissional deve se mostrar aberto e disposto a responder às dúvidas do paciente, ainda na primeira consulta. A escolha de um bom cirurgião  é fundamental para garantir a sua segurança, saúde e bem-estar.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados