Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Dicas para um pós-operatório de Rinoplastia tranquilo

O pós-operatório de uma rinoplastia é uma das etapas que mais geram dúvidas e receio nos pacientes que desejam passar pelo procedimento.

Isso porque é um momento crucial da caminhada rumo ao resultado pretendido.

 

Para a maior parte dos pacientes, os dias que sucedem a cirurgia são tranquilos, no entanto, é importante seguir as orientações médicas para que esse período transcorra sem intercorrências.

 

Continue a leitura desse artigo e veja algumas dicas para que esse momento seja o mais confortável possível pra você.

 

REPOUSO

 

O repouso orientado para o paciente que se submete a uma rinoplastia é relativo. O que significa que ele poderá andar e realizar pequenas tarefas do dia a dia que não exijam esforço físico ou ficar com a cabeça abaixada.

 

CABEÇA E TRONCO INCLINADOS

 

Para dormir, assistir televisão ou ler um bom livro durante os primeiros dias após a cirurgia, o paciente precisa manter cabeça e tronco elevados a 30º.

Assim, diminuem as chances de sangramento ou concentração do edema em um só lado do nariz, bem como o desconforto com a obstrução nasal.

 

 

ALIMENTAÇÃO

 

Opte por alimentos mais saudáveis e fibrosos, e beba bastante água. Proteínas magras, verduras e legumes auxiliam o organismo na recuperação.

 

A temperatura dos alimentos também conta. Alimentos mais quentes podem aumentar os edemas, enquanto os gelados tendem a aliviar o inchaço pós-cirúrgico.

 

CURATIVOS E LAVAGENS

 

O primeiro curativo é retirado pelo cirurgião na consulta de retorno. Até lá, o paciente deve manter a região sempre limpa e seca.

Depois que os pontos são retirados, é possível que o paciente fique por mais um tempo apenas com o micropore, realizando as trocas necessárias, de acordo com as orientações do cirurgião.

Durante o banho, utilize água mais fria para lavar o rosto, pois isso evita o aumento do inchaço e alivia o desconforto na região operada.

 

As lavagens nasais também são importantes para diminuir o acúmulo de crostas formadas pelo sangue que resseca no interior do nariz. Ela é feita com soro fisiológico aplicado com uma seringa pelo próprio paciente, em casa.

 

Compressas frias são ótimas aliadas para auxiliar na absorção dos edemas. E, claro, o uso dos medicamentos prescritos deve ser feito com disciplina.

 

CUIDADOS COM A PELE

 

saúde da pele é ponto fundamental no processo de cicatrização. Portanto, se há algum tratamento de pele indicado por dermatologista, é importante seguir à risca as instruções passadas pelo profissional.

A hidratação da pele com o uso de hidratantes específicos pode ser feita após algumas semanas da cirurgiaO controle da oleosidade também é importante nesse período, já que a pele tende a ficar mais oleosa, por causa dos curativos, no pós-operatório.

 

O cuidado com a exposição solar é fundamental para evitar manchas na pele, por causa dos hematomas que se formam na região dos olhos e nariz.

 

SAÚDE MENTAL TAMBÉM CONTA

 

A ansiedade para perceber a mudança desejada é um fator comum em quase 100% dos pacientes. Por isso, doses a mais de paciência são ótimas ferramentas para vivenciar esse período com mais tranquilidade.

 

O resultado vai chegar, mas isso acontece de maneira gradativa, de acordo com o seu próprio organismo.

 

É importante ressaltar que o cirurgião responsável pelo procedimento e sua equipe devem estar à disposição do paciente para esclarecer dúvidas e prestar auxílio necessário nesse momento tão importante da rinoplastia.

 

 

 

Saiba como encontrar um bom cirurgião clicando aqui.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados