Ed. New York Square Av. 136, 797
Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO
Bastam alguns minutos em frente ao espelho para perceber que o nariz, na posição central da face, é essencial para determinar as principais características do rosto. É possível afirmar, com certeza, que o nariz está ligado à autoestima de muita gente. Todos os dias, centenas de pessoas procuram consultórios médicos querendo mudar o formato, o tamanho e a proporção do nariz, para se sentirem mais bonitas e confiantes. Na maioria dos casos, as imperfeições não são apenas estéticas, e afetam as funções respiratórias. A rinoplastia se tornou, então, o casamento perfeito entre funcionalidade e estética.
Quando o paciente opta pelo procedimento, costuma buscar outras referências, o que é normal e até aconselhado. Entretanto, algumas pessoas se baseiam na proporção facial de outras, que são completamente diferentes. A realidade é que não existe uma fórmula comum a todos os seres humanos. Para que o resultado da cirurgia seja esteticamente agradável e natural, é essencial respeitar a individualidade de cada um. Existem vários métodos para avaliar as proporções e formas do nariz e um bom otorrino, especializado em rinoplastia ou face, está apto a fazer esta análise e explicar qual a melhor maneira de conduzir a rinoplastia.
O ideal é que o paciente passe por uma avaliação clínica. Essa avaliação deve ser completa, incluindo a apalpação do nariz e observação de todos os ângulos. As fotos, em várias posições e diferentes expressões faciais, são precisas para analisar: o tamanho do nariz, altura do dorso, projeção da ponta, proporção em relação aos olhos e à boca, e a proporção da face de maneira geral. Além dos tipos de nariz, também é preciso levar em consideração que existem diferentes tipos de pele e formatos do rosto.
Cada particularidade determina um resultado. Por isso, por mais que o paciente tenha uma foto de referência, não existe garantia de que o resultado vai ser o mesmo da imagem. Para garantir uma cirurgia de sucesso, é aconselhado prudência antes de escolher o cirurgião, porque o bom senso e a experiência do profissional são essenciais para manter um padrão estético satisfatório.
Ah! E é bom lembrar de algo muito importante: a necessidade de tirar todas as dúvidas durante a consulta. O ideal é perguntar tudo, inclusive se o padrão estético que agrada o paciente pode servir de referência para a rinoplastia. Respeitar a individualidade é valorizar o que cada pessoa tem de mais bonito.
Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRM 9674
“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri
ricardoferri@ricardoferri.com.br
+55 11 62 3924 1300 +55 11 9 8179 2388
Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.
1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250
Copyright 2023 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados