Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Planejamento Cirúrgico da Rinoplastia – como ele é feito?

 

Milhares de pessoas buscam as técnicas da rinoplastia para alcançarem o desejo de ter um nariz mais fino, melhor desenhado, que esteja harmonizado com os traços faciais, e que funcione de forma satisfatória. Isso faz da rinoplastia uma das cirurgias mais procuradas no Brasil, estando entre as dez mais realizadas no país.

 

O artigo de hoje tem por objetivo trazer de forma detalhada o que acontece no período pré-operatório e como é feito o planejamento cirúrgico da rinoplastia.

 

A PRIMEIRA CONSULTA É FUNDAMENTAL

 

 

Essa é, sem dúvida, a parte mais importante de todo o processo. A primeira consulta é destinada à avaliação detalhada da função e da forma do nariz, das questões de proporcionalidade envolvidas, da relação entre nariz e face do paciente, bem como do entendimento por parte do cirurgião acerca das queixas trazidas pelo candidato.

 

As principais necessidades de manejo e alteração são avaliadas na primeira consulta através da análise clínica, que verifica de forma minuciosa as estruturas internas e externas do nariz, por meio de palpação e fotos.

 

Parte do processo e planejamento cirúrgico inclui os exames que devem ser feitos pelo paciente. Alguns deles, como hemograma completo, coagulograma, bioquímica básica e eletrocardiograma são obrigatórios. Outros exames, como raio-x do tórax, tomografia dos seios nasais e ecocardiograma também podem ser solicitados, mas dependem da avaliação feita pelo médico, na primeira consulta.

 

EXPECTATIVAS QUANTO AO RESULTADO

 

Um bom cirurgião leva sempre em consideração a autoanálise do paciente. Para o profissional é fundamental entender o que leva o paciente a buscar pela rinoplastia e, após escutar suas queixas e realizar os exames iniciais, esclarecer de que forma o procedimento contribuirá com a melhora dos fatores estéticos e funcionais que geram o incômodo.

 

Alguns pacientes buscam resultados não viáveis. Há casos, por exemplo em que o paciente superestima a deformidade e, no final das contas, o que precisa ser feito é mais simples do que se imagina.

 

O cirurgião, portanto, e responsável por explicar de forma clara o que é preciso ser feito e, mesmo que não possa garantir o resultado, mostrar a previsibilidade da intervenção.

 

PREVISIBILIDADE

 

Para auxiliar no planejamento cirúrgico, além da análise clínica e visual do paciente, o cirurgião também conta com recursos fotográficos.

 

O nariz e a face são fotografados de diferentes ângulos, o que ajuda na análise das medidas faciais e da interferência do formato nasal na harmonia facial.

 

Com o advento da tecnologia, o cirurgião pode se munir de programas computadorizados e aplicativos, principalmente para verificar o que deve ser feito durante a cirurgia – quais estruturas devem ser manipuladas. As simulações também permitem captar o desejo do paciente e leva-lo a entender desde o objetivo da cirurgia, até o possível resultado da rinoplastia, além de abrir campo para a discussão e alinhamento das expectativas, possibilidades e necessidades reais da cirurgia.

 

 

 

PRAZO ENTRE A PRIMEIRA CONSULTA E A CIRURGIA

 

A ansiedade, na maioria das vezes, faz com que o paciente deseje uma certa rapidez entre a primeira consulta e o procedimento. Mas a verdade é que esse prazo depende de cada caso.

 

Quando há uma necessidade de análise mais profunda, normalmente em casos de cirurgia secundária, bem como para aqueles que tem dúvidas ou receios, esse prazo poderá ser estendido.

 

No entanto, na maioria das vezes, a depender da agenda do cirurgião, a cirurgia é realizada por volta de 30 dias após a primeira consulta.

 

 

A dica que fica é a de valorizar esse período de avaliações e passar por ele com calma. Isso porque o planejamento cirúrgico é parte crucial de todo o processo. Sem ele, é praticamente impossível para o cirurgião poder definir o que deve ser feito e de que forma poderá ser feito para solucionar as queixas trazidas pelo paciente e a necessidade real do nariz.

 

Converse com seu cirurgião. Tire todas as suas dúvidas. Valorize sua saúde e segurança. Confie no profissional escolhido para realizar seu sonho de rinoplastia e boa cirurgia.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados