Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

RESSECÇÃO DAS ASAS NASAIS – O que devo saber?

 

Conhecido popularmente como “nariz de batata”, os narizes de asas largas são características étnicas mais presentes em descendentes africanos ou orientais. Neste tipo de nariz, as narinas (também chamadas de asas) ficam muito abertas, largas ou grossas demais, a ponto de serem desproporcionais em relação à face. Esse é um dos casos em que a cirurgia plástica de ressecção das asas nasais é indicada.

 

Ainda assim, esse procedimento é mais comum do que se imagina. Ao final de toda rinoplastia o cirurgião observa a base do nariz e realiza a sua redução, quando necessário. Isso porque a medida das asas nasais exercem grande influência na harmonia e simetria da face.

 

COMO É FEITA A CIRURGIA?

 

Diferentemente de uma rinoplastia completa, o procedimento de redução das aberturas nasais é mais simples e dura em torno de 30 a 45 minutos. O paciente pode optar por sedação ou anestesia local, já que a cirurgia envolve a da retirada de um segmento de tecido localizado nas laterais das narinas.

 

Após a retirada desse segmento, o tecido é reposicionado, originando cicatrizes discretas, posicionadas na parte de baixo do nariz. Praticamente imperceptíveis.

 

O QUE ESPERAR DO PÓS-OPERATÓRIO?

 

A recuperação desse tipo de cirurgia é também mais tranquila se comparada à uma rinoplastia completa. Na maioria dos casos, não é necessário afastamento do trabalho, já que o paciente pode ser liberado no mesmo dia em que o precedimento é feito.

 

É possível que haja edema leve e vermelhidão na região operada, no entanto, nada de muito inchaço ou olhos roxos.

 

Os pontos são retirados entre 5 e 7 dias e o processo de recuperação do tecido pode ser facilitado com o acompanhamento de fisioterapia dermatofuncional, após 48h do procedimento.

 

A modificação do nariz poderá ser observada logo após a cirurgia, com as asas nasais mais próximas e bem definidas. Porém, o resultado definitivo leva de 6 a 9 meses para aparecer – período que a pele leva para cicatrizar totalmente.

 

QUAL É A LARGURA IDEAL?

 

A largura da base alar (distância entre uma narina e outra) deve ser aproximadamente a mesma da largura dos olhos que, por sua vez, é a mesma da distância intercantal (entre o canto dos olhos).

 

Trata-se de uma medida de orientação, uma vez que cada pessoa tem suas próprias proporções faciais e, também, particularidades raciais.

 

Partindo do princípio de que é preciso respeitar e manter os traços étnicos de cada paciente, o candidato à uma ressecção de asas nasais deve ter em mente que o intuito desse procedimento é amenizar os traços considerados fortes demais até mesmo para as características da etnia em questão.

 

O cirurgião busca a partir de medidas estéticas faciais um resultado natural, harmônico e sem estigmas de cirurgia.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

 

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados