Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinomodelação – saiba quando ela é indicada

 

Os procedimentos voltados para a busca pela solução de queixas relacionadas à face tiveram um crescimento exponencial ao longo dos últimos anos.

Graças ao avanço da tecnologia e aos estudos, essas técnicas vêm sendo aperfeiçoadas. Tanto as cirurgias quanto os manejos não invasivos.

Em se tratando de mudanças na região do nariz, a rinomodelação se encaixa nesse segmento.

O artigo de hoje traz mais detalhes sobre essa técnica, suas indicações e os alertas que precisam ser levados em consideração por quem cogita realizar o procedimento.

 

O QUE É A RINOMODELAÇÃO?

 

Basicamente, a rinomodelação, também chamada de bioplastia nasal, é a técnica que visa modelar o nariz através de preenchimento com ácido hialurônico – uma substância que já está presente no organismo.

 

Trata-se de um manejo muito poderoso, quando bem indicado e, sobretudo, bem utilizado. Isso porque não é uma técnica isenta de riscos, o que significa que deve ser avaliada e realizada por um profissional capacitado e habilitado.

 

RISCOS ENVOLVIDOS NA RINOMODELAÇÃO

 

Essa é uma das questões que devem ser discutidas com o profissional que realizará o procedimento, visando a segurança do paciente. A rinomodelação está sujeita a riscos como qualquer outro manejo realizado em qualquer parte do corpo, envolvendo aplicações de produtos – ainda que estes sejam seguros.

 

Entre os riscos envolvidos, estão a infecção, alergias ao produto utilizado e a oclusão de vasos com necrose de tecido.

 

Por isso a importância da avaliação e indicação acertadas.

 

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?

 

Em resumo, as indicações da rinomodelação são para:

– Pacientes que apresentem a necessidade de pequenas modificações de contorno nasal

– Pacientes que tenham pequenas irregularidades na região do nariz

– Pacientes que realizaram a rinoplastia e desejam fazer correções sutis, maximizando o resultado.

 

É de responsabilidade do profissional realizar uma avaliação minuciosa e indicar corretamente a técnica para que as queixas sejam amenizadas, uma vez que a rinomodelação realizada com base em uma má-indicação pode não corrigir os aspectos que geram desconforto.

 

Um ponto importante a ser considerado é a simulação do resultado pretendido, durante a avaliação. Dessa forma é possível ter uma noção mais acertada sobre a real indicação do procedimento.

 

COMO A RINOMODELAÇÃO É FEITA?

 

Sob anestesia local e podendo ser feita em modelo ambulatorial (em consultório), o ácido hialurônico é aplicado nos pontos determinados previamente, para a melhora do contorno nasal. O procedimento tem duração de 30 a 40 minutos.

 

É preciso salientar que o volume de produto injetado deve ser mínimo, aplicado com pouca pressão.

 

RECUPERAÇÃO, CUIDADOS

 

Por não se tratar de um procedimento invasivo, quem passa por uma rinomodelação tem uma recuperação bem tranquila, não exigindo afastamento do trabalho ou alteração da rotina, por exemplo.

 

É preciso ter cuidado em não manipular a região do nariz e tratar os edemas – se estes forem formados, normalmente de maneira sutil.

 

DURABILIDADE DO RESULTADO

 

Com cerca de dois ou três dias, é possível notar o resultado do procedimento.

O paciente que deseja se submeter à rinomodelação deve estar ciente de que o resultado do procedimento dura em torno de um ano, podendo chegar a dois. Isso porque se trata de um produto que é absorvível pelo organismo – o que significa que o paciente terá que passar por novas aplicações, no futuro.

 

Conversar com o profissional escolhido para realizar a mudança que o paciente julga ser necessária é fundamental. Não hesite em tirar todas as suas dúvidas e procurar outras opiniões a respeito da indicação para o procedimento desejado.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados