Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia: como é a cirurgia?

Quem toma a decisão de alterar o formato nasal em uma cirurgia sempre busca mais detalhes e informações sobre o procedimento.

 

Neste artigo você verá quais são os passos de uma rinoplastia.

 

CHEGOU O GRANDE DIA!

 

Depois de passar por todo o processo de avaliação, realizou os exames, agendou a data e o dia chegou.

Você deverá comparecer ao hospital com um acompanhante no horário estabelecido – procure não se atrasar e não se esqueça de ter em mãos todos os resultados dos exames pré-operatórios.

 

Assim que a internação é liberada, você será encaminhada para o quarto e receberá a visita do cirurgião, que repassará os detalhes do plano cirúrgico e deverá estar disposto a responder novas dúvidas.

 

A equipe de enfermagem se encarregará de preparar a vestimenta adequada para a cirurgia e fazer o encaminhamento para o centro cirúrgico.

 

E lá, o que acontece?

 

NO CENTRO CIRÚRGICO

 

O centro cirúrgico é um ambiente totalmente estéril e terá toda a equipe te aguardando.

 

O anestesista terá uma nova conversa com você para repassar o procedimento e essa etapa da sedação e partirá para a punção da veia e administração dos medicamentos. Sim, a intubação é necessária, já que os anestésicos não permitirão que você respire espontaneamente. Mas não se preocupe – tudo é feito com segurança e com um profissional habilitado, capacitado e experiente nessa parte do processo.

 

Assim que ele dá o “ok” para o cirurgião, a cirurgia terá início.

 

INCISÕES

Atualmente, para que a estrutura nasal seja visualizada por completo pelo cirurgião, a incisão é realizada na columela.

Com um pequeno corte na região inferior do nariz, o cirurgião consegue elevar a pele e expor tecidos ósseos e cartilaginosos para, então, realizar as alterações previstas e necessárias.

 

 

COMO A ALTERAÇÃO É REALIZADA?

 

As alterações dependerão da queixa principal, da estrutura do nariz, do histórico clínico do paciente – se houve ou não rinoplastias, bioplastias ou rinomodelações prévias.

 

De forma resumida, o cirurgião poderá:

 

– Lixar, raspar ou fraturar – de maneira controlada – a estrutura óssea do nariz, nos casos de redução.

– Utilizar enxertos do próprio paciente, seja do próprio septo, da parte de trás da orelha ou da costela, para rinoplastias de aumento ou aquelas que precisam de uma estrutura mais elaborada, para chegar ao resultado pretendido.

– Utilizar suturas de maneira estratégica para mais firmeza, principalmente na ponta nasal.

– Ressecar (cortar) pequenos segmentos de pele das asas nasais.

– Utilizar enxertos de pele, principalmente, na região interior do nariz, quando necessário.

 

Tudo será feito com o máximo de atenção e cuidado, priorizando, sempre, a funcionalidade nasal e a naturalidade do seu resultado.

 

Assim que as mudanças são realizadas, o cirurgião fechará as incisões, colocará os splints nasais – estruturas de silicone que permitirão que o nariz fique firme na nova posição e que a respiração aconteça pelo nariz, mesmo depois de operado.

 

Nesse momento, o anestesista irá diminuir os sedativos aos poucos, fará a extubação e te acompanhará na sala de recuperação, até que esteja de volta à consciência, para que, só assim, volte ao quarto.

 

Todo o procedimento dura em torno de três a cinco horas, a depender da complexidade da sua cirurgia.

 

DE VOLTA AO QUARTO

 

Antes que você receba alta, precisará ficar entre seis e oito horas no hospital, em observação. Os medicamentos para prevenção de dor e infecções serão ministrados, você poderá fazer uma refeição leve e, enfim, seguir para casa, com o compromisso de seguir todas as orientações passadas pelo cirurgião, para o pós-operatório.

 

O passo a passo retratado neste artigo pode variar de um cirurgião para o outro e é preciso lembrar que você, como paciente, tem total direito de saber como a sua cirurgia irá acontecer. Questione, se informe e vá com mais segurança para a cirurgia dos seus sonhos.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados