Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia – correção de Columela

 

 

 

Apesar da variação natural de formato em cada indivíduo, a estrutura do nariz é a mesma. Formada por dorso, ponta nasal, septo, narinas, fossas nasais e columela, a estrutura do nariz é uma das principais responsáveis pelo equilíbrio facial.

 

Quando um paciente busca um profissional em rinoplastia, geralmente visa corrigir problemas de cunho funcional ou de proporcionalidade e simetria – há casos em que ambas as queixas podem ser corrigidas em um mesmo procedimento.

 

Alguns se incomodam com o tamanho do nariz, outros com a queda da ponta nasal e muitos deles veem na rinoplastia a solução para a tortuosidade nasal, por exemplo.

 

Uma das estruturas nasais que, quando se apresenta com deformidade, costuma gerar incômodo, é a columela nasal.

 

No artigo de hoje debruçaremos na técnica cirúrgica oferecida pela rinoplastia que tem por objetivo sanar a queixa desses pacientes em relação a essa pequena, mas não menos importante, estrutura nasal.

 

 

A COLUMELA

 

A columela é, em resumo, uma estreita faixa de tecido que separa as duas narinas.

 

Essa porção nasal costuma incomodar os pacientes, quando ela se mostra de duas formas:

  • PENDENTE: quando a curvatura do tecido é acentuada para baixo.
  • OCULTA: quando a curvatura do tecido é acentuada para cima

 

 

 

 

 

 

 

 

A depender do grau, essa deformidade também pode comprometer a parte funcional do nariz e a rinoplastia oferece formas de melhorar essa condição.

 

Há casos em que, infelizmente, manejos exagerados em uma rinoplastia primária culminam nas apresentações acima descritas, fazendo com que o paciente volte ao centro cirúrgico para uma rinoplastia secundária.

 

 

COMO É A RINOPLASTIA PARA A CORREÇÃO DA COLUMELA?

 

A rinoplastia pode auxiliar na melhora da condição, tanto em casos de columela pendente, quanto naqueles em que ela se apresenta de forma oculta.

 

Tanto nas rinoplastias primárias, quanto nas secundárias, a correção se dá da mesma forma, dependendo somente da forma como a columela se apresenta.

 

Para solucionar o problema das columelas pendentes, o cirurgião se concentra em reduzir a sua projeção inferior, fazendo com que as narinas fiquem menos expostas. Isso é possível com a aproximação das cartilagens da ponta nasal, e da pele em excesso ao septo.  O resultado é um rosto mais harmônico, em que se vê um equilíbrio entre a columela e as asas nasais.

 

Já para os casos em que a columela se encontra oculta, a técnica utilizada se difere. O cirurgião tem por objetivo aumentar a faixa entre as duas narinas. Para tanto, ele lança mão dos chamados enxertos de cartilagem, visando aumentar a porção da columela que se encontra oclusa, no paciente.

 

 

Ambas as técnicas podem ser associadas com outras correções em uma rinoplastia. É comum que pacientes que se submetem a esse tipo de correção também tenham outras queixas relacionadas a questões funcionais, e de proporcionalidade e equilíbrio faciais.

 

É necessário ter em mente que a avaliação de um especialista é fundamental para a correção dessas e demais queixas que tenham ligação com a estrutura nasal.

 

Não hesite em perguntar ao seu cirurgião sobre a necessidade de realizar alterações nessa região do seu nariz.

 

 

Em caso de dúvidas, visite nossas redes sociais e deixe sua pergunta. Teremos o prazer em poder te responder.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados