Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia e as Fibroses

 

 

A rinoplastia é um procedimento que, apesar de complexo, é altamente seguro e é procurado por milhares de pessoas ao redor do mundo.

 

Uma dúvida comum entre os candidatos à cirurgia é acerca da sua recuperação e da cicatriz formada, após o procedimento.

 

Cumpre dizer que na maioria dos casos, a evolução é totalmente favorável, mas há sim aqueles que exigem uma atenção maior por parte do cirurgião e do paciente, durante o pós-operatório.

 

No artigo de hoje traremos mais detalhes sobre as fibroses na rinoplastia – um fato que merece a atenção de todos os pacientes que desejam passar por esse procedimento.

 

O QUE É, DE FATO, UMA FIBROSE?

 

Em resumo, a fibrose é uma formação de tecido conjuntivo que se dá durante o processo de cicatrização interna de uma lesão. Geralmente causada por edemas excessivos, técnicas inadequadas e/ou condutas não apropriadas durante o pós-operatório, as fibroses são um processo natural do corpo, o que significa que toda cirurgia acarretará na sua formação – inclusive a rinoplastia.

 

O tecido que cresce abaixo da pele pode deixar a cicatriz irregular e, de fato, dependendo do seu grau, da espessura, oleosidade da pele e do próprio processo de cicatrização do organismo, pode prejudicar o resultado final do procedimento.

 

 

FIBROSES NA RINOPLASTIA

 

Como dito anteriormente, a presença da fibrose faz parte do processo cicatricial do pós-operatório e a maior parte delas tende a desaparecer com o tempo.

 

A presença dessa cicatrização exagerada, principalmente em pessoas cuja pele é mais grossa e oleosa, desfavoráveis para esse processo, pode modificar o resultado cirúrgico, diminuindo a definição da ponta e o desenho realizado do nariz, porque ela gera um arredondamento nessa região.

 

É POSSÍVEL PREVENIR?

 

O tratamento preventivo para fibroses existe e deve ser indicado pelo cirurgião responsável pela rinoplastia, no momento adequado.

 

Ainda assim, o primeiro passo para evitar que esse tipo de processo se desenvolva é procurar um profissional habilitado e experiente no procedimento desejado. Isso porque quanto menos espaços vazios houver no interior do nariz, menor a probabilidade de desenvolvimento da fibroses. Portanto o cirurgião deverá estar apto a preencher esses espaços com suturas e enxertos, removendo menos tecido e promovendo maiores modificações de desenho nasal, durante a cirurgia.

 

Em se tratando da espessura da pele, há pacientes que necessitarão de um tratamento prévio com o intuito de prevenir a formação exagerada das fibroses na região a ser operada.

 

O paciente também deverá cumprir com todas as orientações passadas e respeitar o período de recuperação – posto que este é o momento crucial para o bom andamento do resultado pretendido.

 

Neste período, os cuidados com o inchaço do nariz precisam ser tomados – uma vez que este é um dos principais fatores do aparecimento das fibroses.

 

 

É importante reiterar que o acompanhamento com o cirurgião responsável pela rinoplastia é fundamental para o diagnóstico assertivo dessas possíveis alterações e, sobretudo, para a indicação do melhor tratamento nessa situação.

 

Saiba como encontrar um cirurgião.

 

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados