Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Como a Rinoplastia altera a estrutura nasal

 

 

A estrutura nasal é basicamente composta por ossos, cartilagens, vasos sanguíneos, nervos, músculos e pele.

 

Se você deseja fazer uma rinoplastia, continue lendo esse artigo e veja como o procedimento altera cada um desses tecidos, considerando as queixas que você deseja resolver.

 

ONDE A MUDANÇA OCORRE?

 

Basicamente, as alterações acontecem internamente nas estruturas ósseas, musculares, cartilaginosas, vasculares e nervosas, mas são percebidas externamente, na pirâmide nasal.

O restante da porção interna do nariz é vazio, oco mesmo. É a porção que se preenche com o ar aspirado e, em casos de sinusite e resfriados, ficam obstruídas com muco e pus.

 

Veja abaixo de que forma é possível realizar as alterações nas estruturas nasais.

 

OSSOS E CARTILAGENS

 

Em uma rinoplastia, os ossos e cartilagens são modificados através de osteotomias, ressecções e enxertos. Geralmente, a osteotomia é voltada para diminuição de dorso ou largura nasais, enquanto que os enxertos cumprem a função contrária: a de aumentar.

 

O septo, a ponta e as asas nasais são as porções que mais recebem atenção e sofrem alteração durante uma cirurgia de nariz.

 

NERVOS, MÚSCULOS E VASOS SANGUÍNEOS

 

A estrutura nasal é composta por ramos dos nervos da maxila, nervo facial, oftálmico, olfatório e motor; e por músculos responsáveis pela constrição e dilatação das asas nasais, como por exemplo o dilatador das asas nasais e o elevador comum do lábio e das asas nasais.

 

Em casos de ponta caída ao sorrir, uma das técnicas utilizadas durante a rinoplastia é a ressecção de uma pequena parte dessa estrutura para melhorar a projeção, o que também pode trazer outras melhorias como a correção do sorriso gengival.

 

O nariz é também uma das estruturas mais vascularizadas. Por esse motivo, a tecnologia avança em buscar estratégias que diminuam o trauma realizado, durante uma cirurgia de nariz, fazendo com que o procedimento altere cada vez menos a rede cavernosa e fechada, formada pelas veias que se encontram no nariz. Um exemplo é o piezotome, um equipamento ultrassônico que reduz o trauma nas mucosas durante as osteotomias necessárias.

 

Resumindo:  vasos sanguíneos, nervos e músculos merecem a atenção redobrada do cirurgião quando há necessidade de alteração por meio da rinoplastia. Como a área é pequena e com muitos detalhes, a experiência, atenção e minúcia do cirurgião contam pontos para uma rinoplastia livre de lesões e complicações, como a paralisia ou parestesia da face, por exemplo.

 

 

MANEJOS INDICADOS PARA AS ESTRUTURAS NASAIS

 

ESTRUTURA

COMPOSTA(O) POR

MANEJOS INDICADOS

Asas nasais

Pele, músculo e cartilagens Redução da largura das asas nasais, através da ressecção de pele e cartilagem

Ponta Nasal

Pele e cartilagens Rotação, contra-rotação, projeção e desprojeção com enxertos e suturas

Columela

Cartilagem e pele Elevação da columela, geralmente feita com  ressecção.

Narinas

Pele Ressecção

Dorso nasal

Osso, cartilagem e septo Aumento, alongamento, redução, alargamento ou estreitamento do dorso nasal através de osteotomias e/ou enxertos.

 

 

É importante ressaltar a que procurar um profissional capacitado e habilitado para o procedimento é fundamental, uma vez que a estrutura nasal é delicada e as alterações exageradas podem trazer prejuízos funcionais.

Por outro lado, se bem alinhada, planejada e realizada, a cirurgia de nariz consegue alterar de maneira positiva toda a estrutura nasal, visando resultados naturais, duradouros e equilibrados.

 

Saiba como encontrar um bom cirurgião .

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados