Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia na terceira idade

 

Com o passar dos anos foi possível perceber um aumento na busca por procedimentos cirúrgicos eletivos, por pacientes com mais de 60 anos.

 

As cirurgias mais procuradas por esse grupo de pacientes são as cirurgias na face, que conseguem aliviar as marcas trazidas pelo tempo. Algumas delas são o lifting facial, lifting de sobrancelhas e a blefaroplastia.

 

A Rinoplastia também pode ser realizada na terceira idade e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e confira os detalhes que devem ser levados em consideração pelos pacientes que desejam realizar uma cirurgia de nariz, após os 60 anos.

 

EXISTE IDADE MÁXIMA?

 

Antes de tudo, é preciso dizer que não existe idade máxima para a realização de um procedimento cirúrgico eletivo. Seja ele qual for.

 

O que precisa ser levado em consideração é, na verdade, as questões de saúde – de forma geral – para avaliar os riscos envolvidos no procedimento.

 

No caso da rinoplastia, também é necessário avaliar a condição e saúde da pele do rosto do candidato. Ainda assim, a idade não é um fator limitante para a realização do procedimento.

 

OS RISCOS AUMENTAM?

 

De forma isolada, quando se pensa em um procedimento cirúrgico em um paciente com mais de 60 anos, já se pressupõe que os riscos são aumentados. Esse pensamento se dá justamente porque relaciona-se a idade avançada com o envelhecimento do organismo.

 

No entanto, existem outros fatores que deverão ser considerados para a análise do risco cirúrgico em qualquer cirurgia voltada para pacientes na terceira idade, como por exemplo os hábitos de vida cultivados até então.

 

Nesses casos, cabe ao cirurgião avaliar as condições físicas do candidato antes de dar o ok para a realização do procedimento. Isso implica realizar uma anamnese bem detalhada e exames completos que possam indicar qualquer alteração na saúde do paciente.

 

 

A CIRURGIA MUDA EM ALGUM ASPECTO?

 

Em resumo, o protocolo cirúrgico segue o mesmo curso, independentemente da idade. O paciente se mantém monitorado pelo médico anestesiologista durante todo o procedimento.

 

Há sim uma preocupação maior quanto à elasticidade da pele – questão que será discutida antes mesmo da cirurgia ser realizada. Com o avanço da idade, existe uma perda considerável de colágeno e a pele se torna flácida em várias áreas do corpo, inclusive no rosto. Portanto, o cirurgião deverá se atentar a este detalhe para a realização do procedimento – uma vez que a saúde da pele também é fundamental para alcançar  o resultado pretendido da cirurgia.

 

E O PÓS-OPERATÓRIO?

 

A fase de recuperação é uma das mais importantes de todo o processo. Os cuidados para um paciente da terceira idade que tenha realizado uma rinoplastia são, basicamente, os mesmos de qualquer outro.

 

O que provavelmente apresentará mudança será o tempo de recuperação – que poderá ser maior, dependendo da capacidade de cicatrização do organismo.

 

Quanto ao resultado, o paciente deve ter em mente que a busca pela naturalidade e a preservação dos traços étnicos e pessoais são fundamentais em qualquer fase da vida.

 

A grande verdade é que a idade não interfere diretamente no processo. O que é necessário ter em mente é, sobretudo, a importância de manter uma vida saudável e procurar um cirurgião capacitado para tal procedimento.

 

Saiba como encontrar um cirurgião.

 

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados