Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

A ponta do seu nariz te incomoda?

Algumas regiões do nariz exercem maior influência do que outras, no equilíbrio e na proporcionalidade da face. Uma delas é a ponta nasal.

Essa é uma das regiões que recebe maior atenção por parte do cirurgião durante o procedimento, além de ser muito citada pelos pacientes como queixa principal do incômodo com o formato nasal.

 

Se a ponta do seu nariz te incomoda, continue a leitura deste artigo e entenda quais são as possíveis alterações na ponta nasal, durante uma rinoplastia.

 

A PONTA NASAL

 

Pequenas dimensões e cartilagens frágeis são as principais características da ponta nasal, uma das regiões mais delicadas do nariz.

Seu formato, projeção, largura e angulação influenciam diretamente em toda a estrutura nasal, podendo mudar por completo a feição do paciente.

A ponta nasal pode ser classificada em:

– Ponta bulbosa

– Ponta longa

– Ponta tensionada

– Ponta super projetada

– Ponta sub projetada

 

 

 

TOTAL ATENÇÃO À ESSA ESTRUTURA

 

A ponta nasal influencia diretamente nas medidas de:

– Comprimento nasal

– Largura da base alar

– Base nasal

– Angulação naso-labial

Por esse motivo, essa é uma das regiões que recebe maior atenção do cirurgião, durante uma rinoplastia.

 

 

COMO ELA É ALTERADA?

 

A técnica para alteração de uma ponta nasal depende da queixa principal e do seu próprio formato, sendo que o cirurgião poderá lançar mão de:

– Rotação

– Enxertos

– Ressecções

– Suturas

A espessura da pele nessa região também precisa ser levada em consideração. Peles muito finas ou muito grossas, podem interferir no resultado, deixando a estrutura interna mais evidente ou mais camuflada, fazendo com que o cirurgião se atente ao tipo de manejo a ser utilizado na ponta do nariz.

 

Em todas as cirurgias de nariz, a ponta nasal sofre alguma modificação, ainda que sutil, já que ela fica responsável por toda a sustentação e fixação do novo formato do nariz.

 

 

ATENÇÃO AOS EXAGEROS!

 

A maioria dos pacientes deseja uma ponta nasal mais fina. No entanto, cabe ao cirurgião explicar os limites dessa alteração, já que os exageros de ressecção e de alterações nessa região podem levar à prejuízos funcionais, como o pinçamento das válvulas nasais, por exemplo.

 

É importante achar um meio termo entre os desejos do paciente e a alteração a ser realizada que deverá priorizar os traços étnicos e as características pessoais, visando resultados naturais.

 

E O RESULTADO?

 

Ainda que as alterações da ponta nasal sejam percebidas facilmente após a cirurgia, essa é a região do nariz que tem a absorção dos edemas mais demorada. É a última parte da cicatrização da rinoplastia, para que o resultado final seja percebido.

 

Em algumas semanas é possível notar a diferença do posicionamento e projeção da ponta nasal. Em torno de seis e oito meses, o resultado das alterações na ponta nasal já estará próximo do resultado final – alcançado em torno de um ano após a cirurgia.

 

 

A grande influência dessa região do nariz em todo o seu formato, e até mesmo no equilíbrio dos traços faciais, torna imprescindível encontrar um cirurgião experiente para a realização do procedimento.

 

Discuta com seu cirurgião quais serão os manejos necessários na sua ponta nasal, de acordo com suas queixas.

 

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados