Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Influência da ponta nasal na rinoplastia

 

Muitas pessoas, quando se veem insatisfeitas com o formato do nariz, ou ainda quando possuem alguma dificuldade respiratória ligada às possíveis falhas em sua estrutura, recorrem aos cirurgiões especializados em rinoplastia para a solução de suas queixas – fazendo dessa cirurgia uma das mais realizadas em todo o mundo.

 

A estrutura nasal é uma das mais delicadas e complexas do corpo humano – dado às suas dimensões e à direta ligação com a funcionalidade nasal. Há, no entanto, algumas partes do nariz que exercem maior influência do que outras, no equilíbrio e na proporcionalidade da face.

 

O artigo de hoje abordará a influência da ponta do nariz no formato nasal e no equilíbrio facial, e ainda, em como o cirurgião de rinoplastia utiliza essa influência, para alcançar o resultado pretendido.

 

 

A PONTA NASAL

 

A ponta nasal é formada, basicamente, por glândulas sebáceas, pele e pela união das cartilagens alares.

 

Trata-se de uma das partes mais delicadas do nariz, em virtude das pequenas dimensões das cartilagens e de sua fragilidade. Por outro lado, uma das partes que mais exercem influência no formato do nariz e na feição do paciente.

 

De acordo com a angulação existente entre a ponta nasal e o lábio superior, o paciente pode ter um ar mais envelhecido ou cansado se a ponta de apresenta caída, ou ainda transparecer ares de antipatia se ela se encontra excessivamente “arrebitada”.

 

Em praticamente todas as rinoplastias a ponta nasal sofre alterações – pois é ela quem dá a sustentação e a fixação necessárias para o novo formato do nariz.

A ponta nasal pode ser classificada em:

– Ponta bulbosa

– Ponta longa

– Ponta tensionada – também conhecida como nariz de tucano

– Ponta super projetada

– Ponta sub projetada

 

Dentro das medidas orientativas dos parâmetros de análise de simetria e proporcionalidade facial, a ponta nasal influencia, principalmente, nas medidas do comprimento nasal, na largura da base alar, na base nasal e na angulação naso-labial e, portanto, é uma das estruturas nasais que mais recebe atenção do cirurgião durante a rinoplastia.

 

A PONTA NASAL NA RINOPLASTIA

 

Como dito anteriormente, em praticamente todas as rinoplastias a ponta nasal precisa de algum manejo. É uma das etapas mais importantes do procedimento, uma vez que a ponta nasal fica responsável pela sustentação e fixação do novo formato do nariz.

 

Geralmente, os manejos utilizados na ponta nasal estão ligados à rotação, projeção, simetria e posição e através de suturas e enxertos, o cirurgião consegue fazer as alterações necessárias, visando o resultado pretendido.

 

Há que se ter um cuidado especial durante esses manejos – já que os exageros podem levar à prejuízos funcionais. Por esse motivo, é imprescindível encontrar um cirurgião experiente e capacitado para a realização do procedimento, que se preocupe em preservar os traços étnicos e as características pessoais visando os resultados naturais.

 

 

 

A PONTA NASAL E O RESULTADO

 

Em virtude da grande influencia no formato do nariz e no equilíbrio facial exercida pela ponta nasal, o resultado da intervenção é facilmente percebido após a cirurgia, ainda que os edemas estejam presentes.

 

Discuta com seu cirurgião quais serão os manejos necessários na ponta nasal, levando em consideração a sua queixa principal.

 

Saiba como escolher um bom cirurgião .

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados