Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Análise de Caso – Rinoplastia em Nariz com Bioplastia (PMMA)

Ainda que não seja mais autorizada pela ANVISA, a bioplastia no nariz é ainda uma das técnicas não cirúrgicas utilizadas para as alterações no formato nasal. 

A grande diferença entre essa técnica e a rinomodelação com ácido hialurônico  é que na bioplastia utiliza-se de um material chamado Polimetilmetacrilato, que não é absorvível pelo organismo.

Utilizados de maneira correta e nas proporções adequadas, esses materiais conseguem fazer uma mudança considerável nos narizes, porém, alguns pacientes costumam procurar os cirurgiões de rinoplastia para realizar mudanças com maior durabilidade.

A Rinoplastia em um nariz que já tenha passado por uma rinomodelação ou bioplastia é possível, no entanto, requer maior habilidade do cirurgião.

Acompanhe essa análise de caso e entenda o porquê.

PMMA X ÁCIDO HIALURÔNICO NO NARIZ

 

Ambos os produtos têm a capacidade de remodelar o nariz. A diferença é que o ácido hialurônico é absorvível pelo organismo e o PMMA não.

Por ser um preenchimento definitivo, o PMMA deixa o organismo mais suscetível a complicações como a necrose, nódulos, inflamações e rejeições, por exemplo.

Por vezes, após realizarem a bioplastia ou o preenchimento com ácido hialurônico, o paciente decide pela rinoplastia.

Apesar de mais complexa, a cirurgia no nariz é possível, ainda que o produto esteja ali.

A AVALIAÇÃO DA PACIENTE

A paciente foi avaliada de acordo com os protocolos indicados para a primeira consulta.

Queixa principal: largura do nariz e altura de dorso.

Durante a primeira consulta, a paciente relatou os motivos pelos quais havia optado pela bioplastia com PMMA. O fato é que com o passar do tempo, percebeu o nariz mais largo e se incomodou. Pelo exame físico, não é possível determinar a quantidade de produto, mas a necessidade de enxerto pode ser prevista.

Os exames de imagem confirmaram a presença do PMMA e o plano cirúrgico foi traçado para a melhora da largura do nariz, com a retirada do produto e com a reformulação do formato nasal, para um resultado natural e refinado.

A CIRURGIA

Tipo de rinoplastia: rinoplastia primária, para refinamento nasal, com retirada de polimetilmetacrilato.

Tempo de cirurgia: quatro horas.

Tipo de anestesia: Geral

Manejos utilizados:

Retirada do polimetilmetacrilato

Enxertos de septo para reestruturação do septo nasal.

Suturas e enxertos na ponta nasal para conferir maior sustentação e melhor altura.

O procedimento cirúrgico transcorreu bem, dentro da complexidade esperada. Foi possível remover todo o material da bioplastia, deixando a cavidade nasal limpa de PMMA, pronta para receber os enxertos que dariam a altura do dorso e um formato mais fino para o nariz.

EVOLUÇÃO E RESULTADO

Os hematomas no pós-operatório imediato eram esperados, devido ao trauma na região interna do nariz que acaba sendo maior, para a retirada do produto. No entanto, a mudança foi notável: o nariz estava mais fino, com a ponta melhor projetada e mais delicada.

A paciente não se queixou de dor ao acordar e teve alta médica no mesmo dia.

Espera-se que em cerca de 3 meses os edemas já sejam absorvidos, possibilitando notar o resultado de perfil do novo nariz.

ATENÇÃO!

Os casos relatados nessa série de artigos são ilustrativos, com o intuito de facilitar o entendimento das técnicas utilizadas, buscando o resultado pretendido.

É importante dizer que cada caso é único, assim como a rinoplastia realizada e a evolução pós-operatória, dependendo, principalmente, do organismo de cada paciente.

Saiba como encontrar um bom cirurgião .

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados