Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

ANÁLISE DE CASO -Rinoplastia em paciente de 54 anos

Por volta dos 15 anos o paciente já tem todos os ossos da face e suas estruturas desenvolvidas. A partir desta fase, essas estruturas podem ser alteradas cirurgicamente. Mas não existe uma idade limite para que essas alterações possam ser feitas.

 

Acompanhe abaixo a análise de caso de uma rinoplastia primária realizada em uma paciente de 54 anos.

 

IDADE X RINOPLASTIA

 

Desde que o paciente apresente bons resultados nos exames pré-operatórios, não existe idade limite para a realização de uma cirurgia de nariz.

No entanto, é preciso levar em consideração a condição da pele e das estruturas da face. Isso porque com o avanço da idade, existe uma perda considerável de colágeno e a pele se torna flácida em várias áreas do corpo, inclusive no rosto.

Portanto, o cirurgião deverá se atentar a este detalhe para a realização do procedimento – uma vez que a saúde da pele também é fundamental para alcançar o resultado pretendido da cirurgia.

Na fase de recuperação, os cuidados são basicamente os mesmos. A cicatrização, no entanto, pode ser um pouco mais demorada, dependendo do organismo da paciente. Mas nada que interfira no resultado final.

 

 

 

A AVALIAÇÃO DA PACIENTE

 

A paciente foi avaliada de acordo com os protocolos indicados para a primeira consulta.

Queixa principal: nariz grande e hiper projetado, de ponta caída, com desvio de septo e problema funcional.

 

A cirurgia foi planejada com base nas queixas do paciente, avaliação física e dos exames complementares.

As alterações previstas eram voltadas para a diminuição e correção do dorso nasal, com melhora da função nasal, rotação e estabilização da ponta nasal, pra que não caísse durante o sorriso.

A rinoplastia indicada para a solução da queixa da paciente foi a de redução – técnica que, geralmente, dispensa o uso de enxertos à distância (costela e orelha) para compor a nova estrutura do nariz, já que o septo nasal, na maioria dos casos, se mostra suficiente para essa estruturação.

 

A CIRURGIA

 

Tipo de rinoplastia: primária de redução, para correção de altura de dorso, projeção e tamanho do nariz e da sua ponta nasal, correção de desvio de septo.

Tempo de cirurgia: quatro horas e meia.

Tipo de anestesia: Geral

Manejos utilizados:

  • Redução do dorso com osteotomias;
  • Correção da tortuosidade do dorso com enxertos septais;
  • Correção da ponta com enxertos do próprio septo e suturas;

 

Conforme previsto, não foi necessário o uso de enxertos de costela ou orelha. A cartilagem do septo foi suficiente para fazer as alterações planejadas.

 

EVOLUÇÃO E RESULTADO

No pós-operatório imediato já foi possível notar grande diferença, já que a ponta estava elevada, o dorso mais retilíneo e mais baixo. Houve também alteração no sorriso e na feição da paciente que ficou mais jovem.

Os pontos foram retirados no prazo esperado e a paciente segue em processo de cicatrização, notando não só a alteração estética, mas também a melhora da função nasal.

 

 

ATENÇÃO!

Os casos relatados nessa série de artigos são ilustrativos, com o intuito de facilitar o entendimento das técnicas utilizadas, buscando o resultado pretendido.

É importante dizer que cada caso é único, assim como a rinoplastia realizada e a evolução pós-operatória, dependendo, principalmente, do organismo de cada paciente.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados