Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

As Possibilidades da Rinoplastia – Parte 4

 

 

 

A Rinoplastia está entre os dez procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. Geralmente, quem busca esse tipo de cirurgia deseja corrigir algum aspecto ligado à funcionalidade ou à proporcionalidade do nariz em relação à face.

 

Com o passar dos anos e com a chegada da tecnologia no ambiente hospitalar, as cirurgias de nariz evoluíram bastante. As técnicas atuais permitem corrigir as insatisfações dos pacientes que, normalmente, estão ligadas à:

– Largura nasal

– Projeção nasal

– Altura e formato do dorso nasal

 

Hoje chegamos ao fim da série que tratou sobre as possibilidades que a Rinoplastia oferece para os pacientes que precisam alterar algum aspecto do nariz.

 

Acesse os outros textos que abordam projeção e rotação, redução e elevação do dorso e da columela nasal, e alteração dos planos dorsais e faciais.

 

Para finalizarmos este especial, o artigo de hoje trará quais os manejos e técnicas necessárias para quem deseja:

  • Melhorar o aspecto de narizes muito longos ou muito curtos
  • Corrigir um achatamento profundo ou um colapso nasal
  • Corrigir a tortuosidade do nariz.

 

REDUÇÃO DO PLANO VERTICAL

 

Essa técnica é utilizada, principalmente, em quem possui narizes mais alongados, do tipo adunco, por exemplo, que possui projeção curvada e ponta caída durante o sorriso.

 

Nesses casos, para que o tamanho do nariz seja reduzido, o cirurgião necessita remodelar os ossos nasais com fraturas controladas. Além disso, em alguns casos, também é necessário romper o músculo depressor do septo, para que a ponta nasal não sofra a queda durante o sorriso.

 

ALONGAMENTO DO PLANO VERTICAL

 

Ao contrário da redução do plano vertical, o alongamento visa melhorar o formato de narizes muito curtos – característica de descendentes asiáticos e africanos.

 

Para tanto, o cirurgião lança mão de técnicas de enxertos cartilaginosos – retirados do próprio paciente – para que o nariz possa ser remodelado e alongado, visando sempre um resultado natural.

 

Os manejos na ponta nasal também se fazem necessários.

 

PREENCHIMENTO

 

Para os narizes que têm um aspecto achatado, com uma depressão importante na região do dorso, ou que apresentem algum colapso nasal, a técnica de preenchimento é indicada.

 

O preenchimento pode ser feito com ácido hialurônico – sem necessidade de cirurgia – ou com enxertos cartilaginosos, a depender do grau de depressão ou colapso diagnosticados.

 

 

ENDIREITAMENTO

 

A técnica de endireitamento é voltada para os pacientes que apresentam desvio de septo.

 

Para corrigir a tortuosidade nasal causada pelo desvio do septo, o cirurgião precisa reposicionar os ossos, septo e cartilagens nasais, lançando mão das fraturas cirúrgicas, se necessário.

 

O endireitamento da ponta nasal também é possível, durante essa técnica – isso se ela também estiver sofrendo com a tortuosidade. Para a correção é necessária a rotação da ponta, além de suturas e enxertos.

 

A Rinoplastia, na maioria das vezes, é uma cirurgia eletiva – ainda que também esteja voltada para a correção de aspectos funcionais. Procurar um profissional habilitado e experiente para realizar a cirurgia é fundamental para a garantia da sua saúde e do seu bem-estar.

 

Vale ressaltar que cada paciente é único. Isso significa que o procedimento a ser realizado também o será – mesmo que as queixas e as técnicas utilizadas para saná-las sejam as mesmas. Portanto, o alinhamento das expectativas e das possibilidades oferecidas pela Rinoplastia é fundamental para um resultado satisfatório e natural, que esteja dentro da realidade e que respeite as características de cada candidato.

 

Saiba como encontrar um cirurgião, clicando aqui.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados