Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Medidas ideais de Proporcionalidade do Nariz em Relação à Face

 

 

A face é composta por 14 ossos irregulares responsáveis por dar forma à porção anterior do crânio. De acordo com a ascendência de cada indivíduo, esses ossos se organizam de forma ímpar, juntamente com músculos, inervação e cartilagens, e é isso que faz com que sejamos diferentes uns dos outros.

 

Os ossos nasais integram a estrutura facial e ocupam cerca de um terço do rosto, em sua porção central. Por esse motivo, ele é um dos principais pontos a serem analisados quando se trata da proporcionalidade e simetria faciais.

 

O QUE É SIMETRIA FACIAL?

 

A simetria facial é um termo estabelecido para a característica de quem possui medidas iguais ou aproximadas em ambos os lados da face.

 

Ainda que não exista um rosto perfeitamente simétrico, e sim uma simetria tida como normal, em muitas culturas, quanto mais simetria um rosto tiver, mais bonito ele é considerado.

 

Para obter essas medidas, uma linha imaginária é traçada no centro do rosto, possibilitando a análise das hemifaces (lado direito e lado esquerdo da face). Por meio dela é possível verificar possíveis assimetrias e deformidades.

 

Essa é uma das principais medidas utilizadas na primeira consulta com um cirurgião especializado em rinoplastia, pois permite o diagnóstico do nariz torto e da desproporção da face em relação ao formato do nariz.

 

NARIZ X PROPORCIONALIDADE

 

Como dito, o nariz exerce grande influência na percepção da harmonia e simetria facial, dada à sua localização no rosto. Dessa forma, seu tipo e suas medidas estão diretamente ligadas à proporcionalidade da face.

 

A análise do tamanho, altura do dorso, proporção em relação aos olhos e à boca e projeção da ponta são essenciais para que as queixas acerca da proporcionalidade facial possam ser sanadas através da rinoplastia.

 

Cada candidato é único e, por isso, não é possível dizer que exista uma medida correta. Há, no entanto, algumas medidas tidas como parâmetros auxiliam na determinação de como a cirurgia será conduzida.

 

MEDIDAS IDEAIS DE PROPORCIONALIDADE FACIAL

 

Medidas e angulações compõem a proporcionalidade e são analisadas em consulta pré-operatória para quem deseja realizar uma rinoplastia para corrigir possíveis assimetrias ou manter o equilíbrio facial, após o procedimento cirúrgico.

 

Através de exame físico e análise fotográfica, o cirurgião traça linhas imaginárias para identificar alterações, desvios, alargamentos ou estreitamentos, larguras, distâncias e angulações da estrutura nasal e sua influência na harmonia e simetria faciais.

 

As regras não são absolutas, mas a análise facial é feita com base nas seguintes medidas:

 

  • DORSO NASAL: as linhas imaginárias devem ser ligeiramente curvas e divergentes; podem sofrer alterações quando há desvios de septo, gibas e bulbosidades na ponta nasal.
  • LARGURA DA BASE ALAR: deve ser aproximadamente a mesma distância entre o canto dos olhos (intercantal). Considerando as características raciais e particulares de cada paciente. Por exemplo, para o nariz negroide, essa regra não é seguida.
  • COMPRIMENTO NASAL: o ideal é que essa medida seja a mesma encontrada na distância entre os lábios inferiores e o queixo.
  • BASE NASAL: o formato da base do nariz deve ser o mesmo de um triângulo equilátero (três lados iguais), com razão da base das narinas para a ponta do nariz de 2:1.
  • ANGULAÇÃO NASO-LABIAL: que, para mulheres, a angulação ideal é entre 95 e 100 graus e para homens, entre 90 e 95.

 

Essas medidas são combinadas e associadas às características individuais de cada candidato. O planejamento cirúrgico deve considerar as queixas funcionais, o equilíbrio e a harmonia facial para obtenção de um resultado natural.

 

Cabe ao cirurgião orientar e esclarecer o paciente sobre o que é possível ser alterado durante o procedimento, alinhando suas expectativas de acordo com as possibilidades.

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados