Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

É possível alcançar a simetria facial com a Rinoplastia?

 

O formato do rosto é definido pela maneira como se organizam os 14 ossos irregulares da face, juntamente com músculos, inervações e cartilagens. Em cada indivíduo isso ocorre de forma diferente, e é justamente isso o que determina as diferenças físicas entre as pessoas.

 

Quando essa organização facial tem medidas muito aproximadas, podemos dizer que o paciente tem um rosto simétrico. A simetria facial nada mais é do que um termo para caracterizar quem possui um lado do rosto praticamente igual ao outro.

 

Para muitas culturas, quanto mais simétricas forem as medidas faciais, mais bonita é a face. É importante dizer, porém, que não existe um rosto 100% simétrico, mas é possível buscar alternativas para que essas medidas de equilíbrio e proporcionalidade se aproximem.

 

No artigo de hoje você poderá conferir:

– Como a simetria facial é avaliada

– Qual é a relação da simetria facial com a cirurgia de nariz

– Quais seriam as medidas ideais

 

 

COMO A SIMETRIA FACIAL É AVALIADA?

 

 

 

A avaliação de simetria e proporcionalidade facial é feita pelo médico através de fotos. Linhas imaginárias são traçadas na fotografia do paciente, chamadas de terços ou quintos faciais.

 

As medidas dos terços faciais são obtidas através de quatro linhas horizontais traçadas entre o couro cabeludo e a ponta do queixo, dividindo o rosto em 3 partes.

 

Os quintos faciais seguem a mesma ideia, no entanto, as linhas traçadas estão na vertical, dividindo o rosto em 5 partes iguais, entre uma orelha e outra.

 

 

SIMETRIA FACIAL E RINOPLASTIA

 

Os terços e quintos faciais são determinantes para o planejamento de uma rinoplastia. Essas linhas imaginárias possibilitam avaliar os aspectos faciais que precisam de intervenções para que a simetria seja alcançada, como por exemplo, o tamanho, a posição e a largura do nariz.

 

Sem sombra de dúvidas, essas medidas são fundamentais para que o planejamento de uma rinoplastia seja feito, visando, principalmente, resultados naturais.

 

Outro ponto a ser considerado é a importância do nariz nessa avaliação. Por ocupar um terço do rosto, em sua porção central, o nariz tem um grande peso na simetria facial.

 

Para a rinoplastia, também são utilizadas outras linhas imaginárias que visam avaliar altura de dorso, angulação de queda de ponta e tortuosidade nasal.

 

MEDIDAS IDEAIS

 

Primeiramente, é preciso reiterar que cada paciente é único e que sua proporcionalidade facial também é. Por esse motivo, não apresentaremos números, mas sim orientações para que essas medidas sejam feitas, já que em cada caso, o rosto é avaliado de forma exclusiva e a sua simetria é adequada de acordo com suas próprias características.

 

É possível dizer que um rosto simétrico tenha:

 

  • A medida da largura de base alar aproximadamente a mesma da distância entre o canto dos olhos. Lembrando que, para o nariz negroide, essa regra não é seguida.
  • O comprimento nasal com a mesma medida encontrada na distância entre os lábios inferiores e o queixo.
  • Uma rotação de ponta nasal que permita que o nariz fique exatamente no terço médio da face.

 

 

É importante reforçar que a simetria total da face humana é, praticamente, inalcançável. Como visto, existem técnicas que podem amenizar condições que estejam, de fato, muito longe de uma simetria considerada natural e a rinoplastia é uma delas. Caberá ao cirurgião discutir os prós e os contras da intervenção desejada.

 

Saiba como encontrar um bom cirurgião .

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados