Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Parâmetros de Análise de Simetria e Proporcionalidade Nasal

 

A percepção de beleza é comumente determinada pelas proporções, harmonia e simetria facial. O nariz, por estar localizado no centro da face, exerce forte influência nessa percepção. Nesse sentido, as correções feitas por meio da rinoplastia podem melhorar consideravelmente a harmonia e a proporcionalidade do rosto de um indivíduo.

 

O primeiro passo para detectar a falta de simetria ocasionada por um problema no nariz é a avaliação feita pelo médico. Por meio de um conjunto de procedimentos e parâmetros, que serão citados a seguir, é possível diagnosticar a presença de desvios, assimetrias acentuadas e eventual desproporcionalidade. Cada indivíduo é um caso, e o resultado dessa avaliação é determinante para definir como a cirurgia será conduzida.

 

Entre os métodos utilizados pelo médico para avaliar as proporções e formas do nariz, está a apalpação do nariz; a observação de todos os ângulos; e fotos em várias posições e com diferentes expressões faciais.

 

Por meio dessas técnicas é possível analisar o tamanho do nariz, altura do dorso, projeção da ponta, proporção em relação aos olhos e à boca, e a proporção da face de maneira geral. Neste artigo, traremos de forma detalhada algumas técnicas utilizadas para a análise da simetria facial.

 

PARÂMETROS IDEAIS OU MEDIDAS ESTÉTICAS NASAIS

 

Uma face proporcional é composta por uma série de medidas e angulações. No entanto, as principais analisadas em uma avaliação pré-operatória, por meio de fotos em consultório, e exame físico são:

 

 

  • LINHA CENTRAL

Essa linha central é utilizada para analisar a simetria das hemifaces (lado direito e lado esquerdo da face), além de auxiliar no diagnóstico de nariz torto.

Essa medida é importante para diagnosticar se, de fato, a queixa de uma face desproporcional está ligada diretamente ao formato do nariz.

 

 

 

 

 

 

 

  • DORSO NASAL

Por meio dessas linhas, que devem ser ligeiramente curvas e divergentes, é possível identificar alterações do dorso nasal como: alargamento, estreitamento, desvios ou gibas, além de ser possível verificar bulbosidades e assimetrias na ponta nasal.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • LARGURA DA BASE ALAR

Para analisar a largura da base alar é preciso levar em consideração a distância entre o canto do olho esquerdo ao canto do olho direito. Ela deve ser aproximada à medida de uma asa nasal à outra.

Nesse caso, as características étnicas devem ser levadas em consideração e, mais do que isso, respeitadas. Posto que narizes com traços negroides não seguem essa regra, portanto, ela não é absoluta.

Nesse post você pode entender mais sobre a ressecção das asas nasais.

 

 

 

 

 

 

  • COMPRIMENTO NASAL

Para auxiliar na determinação de projeção e rotação de ponta, o comprimento nasal é considerado. O ideal é que ele tenha a mesma distância dos lábios inferiores (meio da boca) até o queixo.

 

 

 

 

 

 

 

  • BASE NASAL

Para a análise da base nasal é feito um triângulo equilátero.

É importante averiguar o formato e posição das narinas que devem lembrar o desenho de lágrimas com o eixo longo da base para a ponta, orientados para o meio.

 

 

 

 

 

 

 

  • ANGULAÇÃO NASO-LABIAL

Medida através de uma linha reta desenhada através dos pontos posteriores e anteriores das narinas.

O grau de rotação de ponta ideal é para mulheres: 95º-100º e, para homens: 90º-95º.

 

 

 

 

É importante ressaltar que a análise dessas medidas deve ser feita por um profissional qualificado e que as características naturais, bem como a funcionalidade nasal, devem ser levadas em consideração antes de qualquer decisão em relação ao planejamento cirúrgico.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados