Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Nariz de dorso baixo: como a rinoplastia pode ajudar

 

 

A rinoplastia é o procedimento que tem por objetivo solucionar problemas respiratórios funcionais e harmonizar traços faciais por através da cirurgia na região nasal do paciente.

 

Quem procura um cirurgião especializado em rinoplastia, normalmente tem queixas relacionadas à estética e/ou funcionalidade. Tendo por princípio a diversidade e miscigenação do povo brasileiro, são muitos os tipos de nariz encontrados em nosso país.

 

Neste artigo vamos nos debruçar sobre as características de um tipo de nariz não muito comum, mas que costuma causar insatisfação nos pacientes que buscam uma rinoplastia: o nariz de dorso baixo.

 

CARACTERÍSTICAS

 

O nariz de dorso baixo é caracterizado pelo aspecto achatado na altura do osso nasal. Facilmente identificado quando o paciente é visto de perfil, uma cavidade pode ser notada entre a base no nariz e a sua ponta.

 

Chamado vulgarmente de “nariz de tobogã”, esse tipo de nariz é, prioritariamente uma característica genética, no entanto, também pode ser o resultado de uma rinoplastia anterior malsucedida, ou de uma pancada que tenha culminado na desfiguração do formato original do nariz.

 

Normalmente, esse o nariz de dorso baixo não está diretamente ligado a problemas funcionais, já que também tem como característica pontas e asas largas, o que acaba por facilitar a entrada de ar. Após identificar o grau da cavidade dorsal, o cirurgião encaminha o paciente para a cirurgia, visando um desenho reto e harmônico.

 

 

COMO É A RINOPLASTIA NESSES CASOS?

 

A técnica utilizada para aumentar as dimensões nasais é a rinoplastia de aumento, através do método aberto. A correção das imperfeições e irregularidades advindas do dorso baixo são feitas através de enxertos de cartilagem na região dorsal do nariz.

 

O cirurgião utiliza enxertos do próprio corpo do paciente, para utilizar no preencimento, podendo vir da orelha ou da costela, através de pequenas incisões. É importante lembrar que essa parcela de cartilagem retirada não prejudica em nada a saúde do paciente.

 

Na maioria das vezes, a ponta também precisa de atenção, já que normalmente, ela é mais larga nesse tipo de nariz, assim como as asas nasais que, por sua vez, comumente precisam ser resseccionadas. Portanto, para que a proporcionalidade seja alcançada no procedimento, o cirurgião realiza manobras na ponta, visando também a melhora do aspecto achatado, sempre de acordo com as medidas necessárias do nariz, com base nos parâmetros de análise e medidas faciais.

 

Há casos em que o dorso baixo não é tão acentuado e a rinomodelação pode solucionar, com o preenchimento da cavidade com ácido hialurônico.

 

RESULTADO

 

Assim como em cirurgias para narizes de dorso alto, margem de previsibilidade em rinoplastias para narizes de dorso baixo também é boa.

 

Visto de perfil, o resultado da rinoplastia de aumento é percebido mais facilmente. O paciente, portanto, percebe a readequação das estruturas nasais, notando o dorso do nariz mais alto do que antes da cirurgia.

 

É importante lembrar que o cirurgião deve alinhar de forma clara e objetiva as expectativas do paciente em relação às possibilidades que a rinoplastia oferece para solucionar a queixa trazida. E, sobretudo, visar um resultado harmônico, natural que preserve os traços étnicos do candidato.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados