Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Tudo sobre o Nariz Caucasiano

 

 

O nariz, por estar na porção central da face, é uma das primeiras características a serem observadas por quem está diante de nós. Já dissemos por aqui que o Brasil é um dos países mais miscigenados e, por isso, há uma diversidade imensa de características físicas do seu povo. Naturalmente, o nariz segue os traços étnicos de cada um e faz parte da sua identidade.

 

Os traços da face são características únicas de cada um de nós, mas algumas semelhanças permitem categorizar os tipos existentes de nariz. Tratamos de modo geral quais tipos de nariz são encontrados no povo brasileiro, no entanto, vamos aprofundar em cada um deles, a partir dessa semana.

 

O nariz caucasiano está entre os três tipos mais comuns de narizes encontrados no Brasil e começaremos por ele. Neste artigo você encontrará além das principais características, como é a rinoplastia para os narizes que possuem esse formato.

 

COMO É O NARIZ CAUCASIANO?

 

Encontrado, principalmente, em descendentes de italianos, judeus e árabes que possuem rostos mais ovalados e oblongos, com estrutura óssea comprida e estreita, o nariz caucasiano tem cartilagens fortes e resistentes, pele fina e um formato mais fino se comparado aos tipos negroide e asiático. Geralmente tem suas narinas em formato oval, mais fechadas e o dorso podendo variar entre côncavo e convexo, a depender do seu subtipo.

O nariz caucasiano pode ser:

  • ADUNCO: com a projeção curvada e ponta caída, evidenciada quando o paciente sorri, o nariz adunco também é chamado de aquilino e costuma envelhecer os traços do paciente.
  • ROMANO: cuja principal característica é a giba nasal, vista quando a pessoa está de perfil – uma espécie de protuberância localizada no dorso nasal.

A ponta caída ou a giba nasal são os principais motivos pelos quais os pacientes que possuem esse tipo de nariz procuram um cirurgião especializado em rinoplastia.

 

 

NARIZ CAUCASIANO E RINOPLASTIA

 

De forma geral, com a rinoplastia, o cirurgião visa a harmonia entre projeção e largura. As técnicas e manobras se diferem, de acordo com o subtipo de nariz caucasiano, já que no:

 

  • ADUNCO: o foco é a redução do tamanho e o rompimento do músculo depressor do septo, para que a queda da ponta não aconteça, durante o sorriso.
  • ROMANO: o procedimento é voltado para a retirada do excesso de tecido cartilaginoso e ósseo do qual é formado a giba nasal, corrigindo também a rotação da ponta do nariz.

 

Pode haver necessidade de melhoria da parte funcional e isso pode ser feito de forma associada, na mesma cirurgia.

 

Quanto ao resultado para esse tipo de nariz, pode-se dizer que ele é percebido, primeiramente se o paciente é visto de perfil, ou quando ele sorri.

 

A preservação dos traços étnicos e das características pessoais de cada paciente é de responsabilidade do cirurgião, que, por sua vez, deverá alinhar as expectativas do candidato às possibilidades existentes e oferecidas pela rinoplastia.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados