Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Pós-operatório de Rinoplastia – não cometa estes erros!

O pós-operatório de rinoplastia, quando comparado com o de outras cirurgias estéticas, é um dos mais tranquilos para o paciente. Dificilmente envolve grandes riscos ou complicações.

É importante lembrar que o sucesso de uma cirurgia como essa não depende apenas das técnicas utilizadas ou da habilidade do cirurgião. Seguir as recomendações passadas pela equipe é de responsabilidade do paciente e fazem toda a diferença não só para uma recuperação mais confortável, mas também, para um resultado satisfatório.

 

Veja abaixo os erros que geralmente são cometidos nessa fase

 

NEGLIGENCIAR A MEDICAÇÃO

 

Medicamentos orais e locais são prescritos para o paciente e suas orientações de uso devem ser seguidas à risca, pelo tempo necessário.

Ainda que você não sinta dor ou desconforto, é importante utilizar os antiinflamatórios e analgésicos com total disciplina.

 

ESQUECER OU NÃO REALIZAR A LAVAGEM NASAL

 

 

A higienização correta do nariz contribui diretamente para a recuperação, cicatrização e respiração do paciente nas primeiras semanas, após a cirurgia.

Não realizar a lavagem nasal conforme orientado pode trazer como consequência, o acúmulo de crostas (coágulos ressecados) e impurezas do ar que adentra as narinas – elevando as chances de obstrução nasal e infecções.

 

FALTA DE ATENÇÃO COM O CURATIVO E DEMAIS CUIDADOS

 

Não mexer e não molhar o curativo são as principais orientações passadas ao paciente que opera o nariz. Quanto mais limpa e seca a região operada estiver, menores as chances de infecções e inflamações.

Após a retirada dos pontos, será necessário aprender a maneira correta de fazer o curativo em casa. É preciso seguir o passo a passo e se atentar quanto à pressão realizada para fixa-lo, à quantidade de tiras de micropore, dobras e suas posições.

Realizar compressas com a frequência orientada auxilia a diminuir hematomas e edemas e evita a formação de fibroses. Ou seja, esse passo simples é fundamental para uma boa recuperação e para alcançar os resultados pretendidos.

 

NÃO DORMIR NA POSIÇÃO ORIENTADA

 

De barriga para cima e com o tronco inclinado a 45º. Essa é a posição correta para dormir após a realização da cirurgia de nariz, pelo menos até que o edema inicial seja absorvido.

É fundamental seguir essa orientação para que os edemas não se concentrem apenas de um lado do nariz ou para que ele não sofra pressão, mesmo contra superfícies macias, enquanto as estruturas estão se readequando em suas novas posições.

 

SE EXPOR AO SOL

 

Raios UVV quando incididos sobre um hematoma podem formar marcas permanentes.

Além disso, a exposição solar também aumenta a pressão sanguínea, podendo acarretar sangramentos indesejados.

 

NÃO COMPARECER À CONSULTA DE RETORNO

 

Um cirurgião experiente saberá identificar o menor indício de infecção, inflamação ou má cicatrização durante o processo de recuperação do paciente. Portanto, comparecer às consultas de retorno, conforme o agendamento feito, é fundamental para que as condutas de tratamento sejam indicadas correta e precocemente, em caso de alguma alteração da evolução do resultado da cirurgia.

 

É importante dizer que, ainda que cada cirurgião tenha suas próprias práticas neste período, algumas orientações são gerais e precisam ser seguidas pelo paciente, garantindo conforto, bem-estar e saúde, durante seu pós-operatório de rinoplastia.

 

 

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados