Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Pós-operatório imediato de rinoplastia – o que devo esperar?

 

Depois de passar por todos os exames e pela ansiedade que antecede a cirurgia de rinoplastia, enfim o paciente se vê operado e em recuperação. Mas o que esperar logo após as primeiras horas que sucedem o procedimento?

 

O pós-operatório imediato de uma rinoplastia costuma ser tranquilo. O paciente fica em média de seis a oito horas internado e, nesse período, recebe os cuidados necessários da equipe médica e de enfermagem para que os eventuais desconfortos sejam amenizados.

 

Durante essa semana, recebemos perguntas no nosso perfil do Instagram (@dr.ricardoferri) sobre o pós-operatório imediato, bem como sobre o que esperar dos primeiros meses subsequentes ao procedimento.

 

Eventualmente, alguns aspectos podem ser diferentes, a depender do tipo de procedimento que foi realizado e da individualidade do paciente, como por exemplo, em relação à dor – que é bastante relativa, considerando que cada um tem um nível de resistência sobre ela.

 

Para facilitar o entendimento, separamos em tópicos o que geralmente acontece nesse período. Se houver dúvidas além do que for descrito, teremos o maior prazer em responder a sua pergunta por meio do nosso perfil no Instagram. Envie um direct ou comente a publicação mais recente. Vale lembrar que o artigo tem caráter informativo e se baseia em experiências genéricas, portanto se você já passou por uma rinoplastia e a sua experiência não se encaixa no que for descrito, procure o cirurgião responsável pelo procedimento.

 

DESCONFORTOS INICIAIS

 

                  Em virtude do inchaço, é comum a sensação de congestionamento nasal, que pode ser amenizada pelos splints nasais colocados ainda no centro cirúrgico.

 

Alguns pacientes se queixam de dor de cabeça – que é facilmente contornada com o uso de analgésico. Outros se incomodam com o leve sangramento das narinas, nas primeiras 48h.

 

 

MEDICAÇÃO

 

                  A medicação prescrita após a cirurgia inclui analgésicos, anti-inflamatórios e, em alguns casos, antibióticos.

 

 

O QUE É PERMITIDO

 

                  Assim que o efeito da anestesia passa, o paciente já está apto para se movimentar, comer, ir ao banheiro e tomar água, caso sinta necessidade.

 

Exercícios físicos leves são permitidos após três semanas. O retorno à academia só é recomendado após um mês do procedimento.

 

O uso de óculos é permitido após dois meses.

 

 

OUTROS CUIDADOS

 

  • Para dormir, é preciso manter cabeça e corpo retos. Para dormir de lado, será necessário aguardar alguns dias.

 

  • Evite se abaixar e fazer maiores esforços, como carregar peso, por exemplo.

 

  • Procure respeitar os horários e a medicação prescrita, bem como as lavagens nasais de duas em duas horas.

 

  • Em caso de pancadas ou choques no nariz no período de um ano, informe imediatamente ao seu cirurgião.

 

 

RESULTADO

 

Nas primeiras horas após a cirurgia ainda não será possível ver o resultado. Este só poderá ser percebido após um ano da cirurgia. Portanto, controle a ansiedade.

 

É importante ressaltar que qualquer dúvida ou mal-estar sentido nas primeiras horas pós-cirúrgicas devem ser repassadas ao cirurgião responsável e equipe de imediato. Também é fundamental que o paciente siga à risca as orientações do cirurgião, a fim de evitar transtornos causados pela falta de cuidado ou desatenção.

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados