Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Pós-operatório de Rinoplastia – o que é preciso evitar?

 

Alguns cuidados são fundamentais para o bom andamento da recuperação de uma cirurgia de nariz e fazem com que esse período se torne mais confortável e favoreça o resultado pretendido.

 

Antes mesmo de ser operado o paciente recebe uma lista dos principais cuidados que devem ser tomados no período que sucede o procedimento.

 

O artigo de hoje traz esta lista com os cuidados básicos e a explicação da sua importância, nesse período.

 

COMO ESTÁ O NARIZ NO PÓS-OPERATÓRIO?

 

No pós-operatório imediato, o nariz deverá estar devidamente protegido com o curativo realizado ainda no centro-cirúrgico. Nesse momento, a estrutura nasal estará sensível em virtude da manipulação realizada em cirurgia.

 

Durante a avaliação feita pelo cirurgião, antes da alta médica, as orientações quanto aos cuidados necessários serão repassadas, para que o paciente possa voltar para casa e seguir com sua recuperação.

 

O QUE NÃO PODE SER FEITO APÓS A RINOPLASTIA?

 

Dentro das orientações passadas pelo cirurgião, o paciente encontrará uma lista do que não deve ser feito, para garantir a segurança e bem-estar, durante sua recuperação.

Entenda agora porque esses cuidados são fundamentais.

 

NÃO ASSOAR O NARIZ – a pressão realizada no momento em que o nariz é assoado pode aumentar o risco de sangramento. Se a sensação de obstrução estiver incomodando além do normal, uma alternativa é a lavagem nasal, que deverá ser feita de acordo com as orientações do cirurgião.

 

NÃO MOLHAR O CURATIVO – curativos devem estar sempre limpos e secos para evitar infecções advindas da umidade, que dificultam o processo de cicatrização. É importante se atentar, principalmente, no momento da lavagem dos cabelos.

 

NÃO DORMIR DE LADO – dormir de lado poderá fazer com que o edema se movimente para um lado do nariz. Essa movimentação dificulta a sua absorção, e pode aumentar o tempo da recuperação. A orientação é a de dormir de barriga para cima, com a cabeça levemente inclinada.

 

NÃO ABAIXAR A CABEÇA – essa posição aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode levar a sangramentos da região operada.

 

NÃO REALIZAR ESFORÇO FÍSICO – além do risco de traumas na região do nariz, o esforço físico também aumenta a pressão sanguínea e o risco de sangramentos, após a rinoplastia.

 

NÃO UTILIZAR REMÉDIOS ANTICOAGULANTES – o uso de remédios anticoagulantes pode aumentar o risco de hemorragias, após a rinoplastia. Em caso de necessidade de uso contínuo, é importante conversar com o cirurgião para que o acompanhamento seja diferenciado, nesse momento.

 

NÃO FUMAR – o tabagismo é nocivo para a saúde, de forma geral. Após qualquer procedimento cirúrgico, o ato de fumar pode afetar a cicatrização, potencializando os efeitos negativos sobre a pele. O paciente deve avisar o cirurgião desse hábito e se propor a parar de fumar pelo menos um mês antes da cirurgia e um mês após a sua realização.

 

ATENÇÃO!

 

É importante ressaltar que cada organismo reage de uma forma, durante o pós-operatório de qualquer procedimento cirúrgico. Mas isso não quer dizer que esses cuidados podem ser negligenciados. Seguir essas orientações faz parte de um processo de recuperação saudável e confortável.

Tire suas dúvidas com seu cirurgião.

 

Saiba como escolher um bom cirurgião .

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados