Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia – do que você tem medo?

 

A rinoplastia está entre as cinco cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. Ainda que muitas pessoas procurem pelo procedimento e o realizem, existem alguns receios muito comuns a todos os candidatos à cirurgia de nariz.

 

Partindo do princípio de que o medo é uma resposta emocional natural ao enfrentamento de situações desconhecidas, pode-se entender a hesitação e ansiedade de um candidato, na hora da tomada de decisão pela realização de uma cirurgia – seja ela qual for.

 

O artigo de hoje visa desmistificar os principais medos relacionados à rinoplastia. Os medos listados aqui vem das respostas à pergunta “Rinoplastia – do que você tem medo?” lançada no nosso perfil do Instagram, além, é claro, da vivência e experiência em consultório.

 

 

TENHO MEDO DA ANESTESIA E SUAS COMPLICAÇÕES

 

O medo da anestesia é um dos mais comuns, seja qual for o procedimento cirúrgico a ser realizado.

 

É preciso lembrar que o risco de complicação relacionado à anestesia é muito baixo, em se tratando de uma pessoa saudável, girando em torno de 1:300.000.

 

A anestesia utilizada na maior parte das cirurgias de nariz é a geral – considerada mais segura e confortável tanto para o paciente, quanto para o cirurgião. Além disso, o paciente segue monitorado pelo médico anestesista durante todo o procedimento.

 

Não há o que temer, se o pré-operatório for feito de forma adequada – isso inclui a honestidade do paciente quanto ao seu estado geral de saúde, uso de medicamentos e a realização de todos os exames prescritos para a avaliação do risco cirúrgico.

 

TENHO MEDO DE FICAR SEM RESPIRAR

 

A obstrução nasal, que advém dos edemas formados em virtude do trauma na região do nariz operado, é uma realidade.

 

No entanto, trata-se de uma condição passageira que requer tranquilidade e paciência. A respiração do paciente não fica 100% comprometida. Durante o pós-operatório, seguindo as orientações quanto às lavagens nasais, repouso adequado e uso de compressas, o desconforto pode ser amenizado.

 

TENHO MEDO DE SENTIR DOR

 

A dor é um aspecto muito pessoal e, por isso, relativo.

 

No entanto, é preciso dizer que são poucos os pacientes que se queixam de dores intensas após a realização de uma rinoplastia.

 

Ainda assim, se abrir com o cirurgião no ato da primeira consulta e ser franco quanto a sua resistência para a dor é fundamental. Caberá a ele definir a melhor conduta para evitar quadros desconfortáveis relacionados à dor, no pós-operatório.

 

TENHO MEDO DE NÃO GOSTAR DO RESULTADO

 

Esse tipo de medo está diretamente ligado à expectativa criada. Isso significa que o alinhamento entre o que se deseja e o que pode ser feito na cirurgia – ainda na primeira consulta – é fundamental.

 

É de responsabilidade do cirurgião esclarecer as possibilidades reais e as indicações para que a queixa principal seja amenizada. Lembrando que o profissional não pode, de maneira alguma, prometer que o resultado esperado pelo paciente será alcançado.

 

ALGUMAS DICAS PARA VENCER O MEDO DA CIRURGIA

 

– Tenha certeza da sua decisão sobre a realização da cirurgia.

– Informe-se sobre o procedimento, com riqueza de detalhes, se necessário. Procure pelos mitos e verdades, riscos e complicações, entenda a recuperação.

Escolha um profissional capacitado, habilitado e experiente para a realização da sua cirurgia.

– Seja franco(a) na primeira consulta e converse abertamente sobre seus receios.

– Realize o pré-operatório de maneira responsável.

– Siga as orientações passadas pelo cirurgião e tire todas as suas dúvidas quanto ao procedimento.

Lembre-se. A rinoplastia é uma cirurgia segura e, antes de mais nada, o cirurgião prioriza a saúde do paciente.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados