Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia – o passo a passo

 

 

 

A Rinoplastia está no ranking das cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. O anseio por amenizar queixas (funcionais ou estéticas), ligadas à estrutura nasal, faz com que muitas pessoas procurem pelo procedimento.

 

Já na primeira consulta com o cirurgião escolhido, além da avaliação da estrutura nasal e dos parâmetros de simetria e proporcionalidade nasal, muitos tópicos são discutidos. Entre eles está o esclarecimento de como se dá o procedimento.

 

Continue a leitura e entenda o passo a passo da rinoplastia. O que de fato acontece durante a cirurgia?

 

SEDAÇÃO E ANESTESIA

 

Para a realização da rinoplastia, a anestesia utilizada é a geral – geralmente feita por bombas de infusão, com medicamentos de rápida metabolização, o que facilita o retorno do paciente à consciência e diminui o tempo de recuperação pós-cirúrgico.

 

INCISÕES

 

As incisões realizadas no nariz para a alteração de sua estrutura são bem pequenas e, em se tratando de uma rinoplastia aberta, são feitas na columela.

Assim, o cirurgião tem uma visão geral da estrutura a ser manipulada.

 

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?

 

De acordo com o objetivo da cirurgia, o cirurgião lança mão de instrumentos específicos para os manejos da complexa e delicada estrutura nasal como pinças, tesouras, espaçadores e bisturis, para realizar lixamentos, osteotomias (fraturas controladas), enxertos e ressecções.

 

Com a pele do nariz elevada, o profissional realiza as manobras necessárias para a reestruturação do formato nasal, de acordo com o planejamento cirúrgico estabelecido:

  • Desprojeção: o cirurgião resseca as cartilagens da ponta nasal, reduzindo seu volume.
  • Projeção:  são utilizados enxertos e manejos com suturas, para a elevação e projeção da ponta nasal.
  • Redução do dorso nasal: o cirurgião precisará lixar, raspar ou, por vezes, fraturar os ossos nasais para reduzir o excesso de ossos e cartilagens que formam as irregularidades da região nasal.
  • Aumento do dorso nasal: feito através de preenchimento com cartilagens rígidas ou picotadas – a depender de cada caso.
  • Ressecção das asas nasais: para esse manejo, o cirurgião retirará um pequeno segmento de tecido localizado nas laterais das narinas.
  • Endireitamento do septo nasal: para reposicionar ossos, septo e cartilagens nasais, o cirurgião poderá lançar mão das osteotomias – fraturas controladas.

 

Depois de realizar as intervenções, o cirurgião se encarrega de acomodar a pele na nova estrutura nasal, fechando as incisões com pequenas suturas. É nesse momento que os splints nasais – uma espécie de tala nasal para auxiliar na sustentação da nova estrutura – são colocados.

 

RECUPERAÇÃO NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO

 

Ao finalizar o procedimento, o paciente é levado para a sala de recuperação pós-anestésica e, posteriormente, para o quarto, onde seguirá monitorado até o momento da alta médica – em torno de 6 e 8 horas após a cirurgia.

 

É importante lembrar que o manejo cirúrgico depende sempre do objetivo da rinoplastia. Isso quer dizer que os maiores detalhes sobre o procedimento a ser realizado deverão ser passados pelo cirurgião, durante a primeira consulta.

Você, como candidato a uma rinoplastia, não deve ter medo ou vergonha de questionar. É de responsabilidade do cirurgião explicar claramente todo o procedimento.

 

Saiba como encontrar um cirurgião, clicando aqui.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2021 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados