Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

Rinoplastia e Alergias Respiratórias

 

 

Sensação de coceira no nariz e garganta, coriza e espirros seguidos são sintomas conhecidos por quem sofre de alguma alergia respiratória. Mas será que a rinoplastia pode acabar com os sintomas alérgicos, ou pelo menos aliviar? Acompanhe o artigo até o final para esclarecer essa e outras dúvidas.

 

Normalmente desencadeadas ou provocadas por mudanças climáticas, as alergias do trato respiratório também podem ser causadas por vírus ou inalação de odores diversos – a depender do paciente.

 

Em resumo, toda e qualquer alergia é tida como uma reação anormal e específica do organismo após o contato com uma substância que pode não gerar problemas na maioria das pessoas.

 

A alergia respiratória envolve as vias aéreas superiores ou inferiores – provocando rinite ou asma, respectivamente.

 

ASMA

 

Conhecida por se manifestar através da falta de ar ou cansaço, chiado e sensação de aperto no peito, geralmente acompanhada de tosse, a asma é uma das doenças provocadas pelos processos alérgicos respiratórios, atingindo as vias aéreas inferiores.

 

Quando relacionada à alergia, há fatores que costumam desencadear as crises, como por exemplo:

  • Odores fortes
  • Fumaça e poluição
  • Medicamentos

Geralmente, 80% dos pacientes que sofrem com a asma, também sofrem com a rinite.

 

 

RINITE

 

Os espirros sucessivos, coriza líquida e abundante, coceira na região do nariz, dos olhos, garganta e ouvidos, congestão nasal, alteração no paladar e no olfato, olhos avermelhados e irritados são os sintomas pelos quais a rinite se manifesta.

 

É comum que as crises repetidas de rinite alérgica desencadeiem outras complicações e infecções como: sinusite, amigdalite, faringite e otite.

 

Por ser uma das consequências da alergia respiratória, os fatores que a desencadeiam ou podem agravá-la são, basicamente:

  • Ácaros e poeira doméstica
  • Fungos
  • Pelos de animais
  • Pólens

 

TRATAMENTO

 

É comum que o tratamento se baseie na avaliação, descoberta e controle dos fatores que causem os processos alérgicos, no entanto, ele é bem abrangente.

 

Após o diagnóstico que vem através do histórico do paciente e dos antecedentes familiares e pessoais, o médico responsável prescreve o uso de medicamentos específicos para alívio das crises, controle da doença e prevenção de novos quadros.

 

Em alguns casos, a imunoterapia também é indicada. Trata-se de uma vacina para alergia, aplicada no paciente quando os quadros se manifestam ainda na fase infantil.

 

 

E A RINOPLASTIA?

 

Apesar da cirurgia de nariz ser conhecida não só para melhoria das questões de proporcionalidade facial, mas também pela melhora dos problemas de obstrução nasal, a rinoplastia não corrige problemas alérgicos.

 

Os fatores que desencadeiam esse tipo de processo não envolvem a anatomia nasal em si, mas sim a hipersensibilidade do paciente quando em contato com fatores externos.

 

Há casos em que a diminuição dos cornetos nasais (carne esponjosa do nariz) – turbinectomia – pode auxiliar, de forma secundária, na melhora dos quadros alérgicos, mas não fazer com que eles desapareçam por completo.

 

 

É importante salientar que alergias são doenças crônicas e que o tratamento – medicamentoso e clínico – pode auxiliar em momentos de crise e tentar prevenir novas. No entanto, são condições que não tem cura, apenas controle – a longo prazo.

 

Você sofre com alergia respiratória? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato. Estamos à disposição.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados