Ed. New York Square Av. 136, 797

Ala B - Cj. 1105 – Setor Sul Goiânia - GO

O formato do rosto influencia no planejamento da Rinoplastia?

 

 

“Meu nariz não combina com meu rosto” é uma das frases mais ouvidas por cirurgiões especializados em rinoplastia. Estar insatisfeito com o nariz é uma realidade bastante recorrente para grande parte da população.

A rinoplastia é a cirurgia indicada para a correção da funcionalidade e também dos fatores ligados à proporcionalidade do nariz em relação à face.

O formato do rosto é um dos principais parâmetros analisados pelo cirurgião, para que seja possível amenizar as queixas trazidas pelos candidatos. Mas de que forma ele pode influenciar no planejamento da rinoplastia?

 

FORMATOS DE ROSTO

 

Os formatos de rosto mais comuns são:

REDONDO – com altura e largura praticamente iguais

OVAL – a testa, nesse formato de rosto, costuma ser ligeiramente mais larga do que o queixo

QUADRADO – possui traços marcantes e retos principalmente na testa e na região maxilar.

TRIANGULAR – nesse formato, com testa mais larga que o queixo, os traços são, geralmente mais finos.

ALONGADO – quando a altura do rosto é maior do que a largura

CORAÇÃO – também chamado de triângulo invertido, esse formato de rosto é marcado pela testa que é mais larga do que a região do maxilar.

 

FORMATO DE ROSTO X FORMATO DE NARIZ

 

A verdade é que não é apenas o formato do rosto que determinará o planejamento da cirurgia. Existem outros fatores a serem considerados. Você pode conhecer quais são explorando outros artigos do nosso blog.

 

Mesmo que a generalização não seja o melhor caminho a ser seguido, é possível dizer que rostos finos se harmonizam mais com narizes delicados, mais projetados e finos, enquanto que rostos mais redondos, combinam melhor com narizes mais largos.

 

Como a busca é sempre pela naturalidade e harmonização, é necessário analisar as características faciais como um todo, avaliando quais pontos do nariz podem ser melhorados.

 

COMO O ROSTO É ANALISADO NA RINOPLASTIA

 

Ainda na primeira consulta, o paciente passa por uma avaliação clínica e, por meio de um conjunto de procedimentos e parâmetros, é possível identificar eventuais desproporcionalidades entre formato de nariz e o formato do rosto.

 

Para entender como é feita essa análise e como o rosto pode influenciar no planejamento da rinoplastia, é preciso saber que uma face proporcional é composta por uma série de medidas e angulações.

 

Independentemente do formato do rosto, essas medidas são utilizadas para determinar o que de fato pode e deve ser feito em uma cirurgia de nariz para que haja ganhos em termos de proporcionalidade e harmonização facial.

 

Você pode conferir essas medidas estéticas nasais clicando aqui.

 

 

O QUE MAIS É OBSERVADO?

 

Para que um novo formato de nariz seja desenhado, o cirurgião leva em consideração outros aspectos faciais, como por exemplo:

  • Traços labiais – se são mais grossos ou mais finos
  • Contorno do queixo e da testa vistos de frente e de perfil
  • Características étnicas
  • Linha do cabelo
  • Altura e peso
  • Sexo do paciente.

 

O candidato a uma rinoplastia precisa ter em mente que o cirurgião está apto a planejar a rinoplastia de forma que o resultado seja único, de acordo com as suas características. Cabe portanto, ao profissional, alinhar expectativa e realidade, além, é claro, de não ignorar as questões funcionais do nariz, no planejamento cirúrgico.

 

Dr. Ricardo Ferri – Otorrinolaringologista e Rinoplastia – CRMGO 9674 / RQE 4573

www.instagram.com/dr.ricardoferri

 

Compartilhe:

Dr Ferri

“A arte da rinoplastia não recai unicamente na maestria da técnica, mas também, e sobretudo, na habilidade de compreender os objetivos e as motivações de cada paciente.” – Dr. Ricardo Ferri

Saiba mais

Leia sobre

Assine nossa newsletter

    Receba novidades sobre o segmento e seja notificado sobre novidades. Não se preocupe, não enviaremos nenhum Spam.

    Entre em contato








      ricardoferri@ricardoferri.com.br

       

      +55 11 62 3924 1300     +55 11 9 8179 2388

       

      Ed. New York Square Av. 136, 797 – Ala B – Cj.

      1105 – Setor Sul Goiânia – GO – CEP 74093-250

      Copyright 2022 - DR Ricardo Ferri – Todos os direitos reservados